Comparando com uma loja física, Camila Silveira afirma que o feed é a vitrine e a biografia a placa
A pandemia do novo coronavírus afetou
a maioria dos empreendedores. No entanto, outras pessoas, por necessidade,
tiveram que se arriscar e abrir um pequeno novo negócio em meio a crise
sanitária.
Para sobreviver a tantos desafios é
preciso divulgar sua empresa da maneira correta. E não é mais segredo para
ninguém que ou você está dentro das redes sociais divulgando seu negócio ou
está fora do mercado.
"Mesmo com esta realidade muitos
empreendedores ainda não sabem por onde começar, e acabam vendo as redes
sociais como um concorrente imbatível", disse Camila Silveira",
estrategista para aumentar os lucros e empreender de uma forma prática com o crescimento
das redes sociais e também diretora da Câmara de Comércio Brasil-Angola.
A especialistas deu 6 dicas para o
seu pequeno negócio bombar nas redes sociais e você vender muito mais:
1. Coloque uma mini biografia no
Instagram
Para abrir uma loja física colocamos
uma placa na frente dela, não é mesmo? Nela há informações que fazem o cliente
estar atraído a saber mais sobre aquele espaço. Esta “PLACA” no meio
digital será a famosa BIO (diminutivo de biografia) do Instagram , onde deve
conter um nome simples sem muitas elaborações e a frase do que
"resolverá" na vida do seu cliente. Lembrando que nesta área, ele é o
foco principal. Se eu apenas descrever o que faço pela soma de palavras durante
as pesquisas, posso correr o fatal risco de atrair apenas concorrentes e não
clientes.
2. Invista em um feed atraente
Em uma loja física, uma vitrine
é uma ferramenta importante de atração de novos clientes e um espaço que se bem
aproveitado, pode gerar o primeiro impulso para a compra. A “vitrine” do
Instagram tornou-se o feed de postagens. A mesma preocupação de colocar 3 ou 4
lindos looks bem atraentes para que meus clientes despertam os olhares para
minha existência, terei que fazer, apenas com a diferença que estes posts devem
ser colocados diariamente pois estou num ambiente rápido e de um número
avançado de concorrentes.
3. Enxergue o Instagram Stories como
um canal de marketing e vendas
Os stories também podem ser
assemelhados a nossa porta aberta. Afinal, hoje, quem não passa um grande momento
do seu dia “rolando” o dedo naquela área visitando as postagens mais atuais.
Por este motivo, se sua porta estiver fechada, seu cliente não vai entrar. A
importância em manter ali naquela área o maior número de postagens no dia será
fundamental já que para estar em destaque e entre os primeiros devemos saber
que ele tem a duração média de 1 hora para estar ali entre os 5 primeiros de
seus seguidores.
4. Mostre o seu rosto
A grande realidade é que as redes
sociais foram criadas para aproximação. E quem não gosta de no meio físico ser
atendido por aquele carinhoso vendedor, que chega com um sorriso no rosto e
mostra tudo que tem a oferecer para acrescentar na sua vida e resolver sua
necessidade? As lives podem ser uma boa oportunidade de se mostrar. Será
aquele momento que todos sentirão o motivo de que você deve ser o escolhido
entre milhares. Se expor hoje nas redes sociais, nada mais é que sair daquela
sala escondida no fundo de seu comércio e ir atender aquela pessoa que
necessita de seu trabalho. Quanto mais isto for feito em seu próprio de maneira
natural, autêntica, mais irá conquistar seu público como uma nova tribo.
5. Não tenha medo das críticas
Saber que nada mudou e pessoas são
pessoas apenas usando um veículo de comunicação como tantos outros passados irá
gerar um certo alívio no medo de exposição, haters e críticas. Vale lembrar que
desde nossos tempos de infância tínhamos “amiguinhos” que não compartilhávamos
o mesmo estilo de brincadeiras, na adolescência também não éramos amigos de todos,
nem gostávamos de todos os comércios, e para finalizar sabemos que nem Jesus
agradou a todos. Então, não foque no lugar errado que será quem vai falar ou
não comprar. Só saiba que hoje os muros que lhe mantinham afastado de não ter
esta informação e se iludir foram derrubados. Com as estratégias certas, tudo
ficará bem
6. Segmente o seu público
Para que este ponto anterior seja
minimizado e o objetivo de vender seja alcançado é importante estar falando
para as pessoas certas. Se eu quiser vender véu de orações no baile funk
provavelmente não terei sucesso, pois ali as pessoas não tem este foco, se eu
entrar em um campo de futebol no intervalo do jogo falando sobre
empreendedorismo também não. Assim também funciona as redes sociais. É preciso
estar adequado na comunicação com quem tem interesse em meu seguimento. Para
isto, utilize a técnica que aplico no i9 dos 3d’s, ou seja tenha claramente em
sua mente e em ações a serem executadas quais são as dores, desejos e
dificuldade de seus clientes.
Camila também diz que ser constante
será manter seu negócio aberto em direção ao seu objetivo.
"Tenha certeza que as redes
sociais podem realizar este desejo de uma forma exponencial. Não atenderemos 30
pessoas em um dia se tivermos apenas 30 seguidores que não estão satisfeitos.
Além disso, quem não faz um bom trabalho para 30 não conseguirá fazer para mil.
Busque diariamente estudar e ter o maior número de informações de seu negócio.
Estamos vivendo novos tempos onde apenas ser bom não é mais suficiente. Estudar
apenas uma vez para ter um diploma, também não. Hoje, estamos na categoria e
era dos que buscam ser o melhor diariamente. E o segredo para manter os motores
da criatividade ligados e em velocidade máxima será executar o trabalho que
gosta, mesmo que tenha iniciado por uma necessidade e conquistado aos
poucos", finaliza.
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