Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Seis dicas especiais para tatuar peles negras

 Especialista na arte de tatuar, Aline Monteiro, quebra tabu e preconceito com dicas e técnicas para a pele retinta


A arte de tatuar o corpo tem registros milenares. Vários indícios indicam que ela surgiu há mais de 3000 a.C na região do Egito e também na região do sudeste asiática e na Oceania. A tatuagem já serviu para identificar tribos, prisioneiros e até revelar status social de reis e guerreiros.

Nos últimos anos ela se tornou muito popular, seja para fazer uma homenagem, selar uma amizade ou para as pessoas embelezarem seus corpos e se sentirem mais bonitas. Apaixonada pelo universo da tatuagem a administradora, grafiteira e tatuadora, Aline Monteiro começou sua vida profissional no ramo bancário, mas o envolvimento com trabalhos sociais e com a arte fez seu coração vibrar e a enfrentar o preconceito por ser mulher negra e tatuadora.

A tatuagem na pele negra é um assunto polêmico em diversos meios, o que segundo Monteiro é um equívoco enorme. “Já ouvi que a pele negra é ruim de tatuar, que o trabalho não aparece. Isso é opinião completamente ultrapassada para os tempos que vivemos. Pessoas negras ficam lindas tatuadas! Por isso busquei conhecimento e me especializei nas diversas tonalidades de pele retinta”. Comenta Aline.

Considerando que mais de 50% da população é negra ou parda, isso sem mencionar questão do preconceito, é preciso que este cenário se transforme. A arte-tatuadora elencou 6 dicas para quem tem a pele retinta e deseja fazer uma tatuagem. Confira abaixo:

 

  1. Escolha bem o desenho. Essa dica serve para todos os tons, afinal de contas uma tatuagem fica para sempre no corpo. “No caso da pele negra é preciso selecionar bem, porque não pode ser qualquer tipo de desenho. É possível fazer o que o cliente desejar, mas o tatuador tem que saber aplicar para que a arte se sobressaia e tenha o resultado desejado”. 
  1. Conheça muito bem o trabalho do tatuador escolhido. “Como eu tenho a pele negra e sou especialista nisso, já sei que traços muito finos não ficam tão legais. Vale checar se o profissional escolhido também sabe disso”. 
  1. Tome cuidado com as queloides. Queloide, para quem não sabe, trata-se do crescimento de pele em excesso durante um processo de cicatrização, que acontece em várias situações, e pode ocorrer quando a gente faz uma tatuagem. “O tatuador tem que tomar cuidado extra com a pele negra, pois ela é sensível. E isso acontece quando o profissional força muito o traço. O ideal é escolher um tatuador experiente, que tome cuidado com a intensidade que coloca a agulha na pele e a espere desinchar. Ah, e nunca descuide da alimentação durante o processo”. 
  1. Se escolher uma tatuagem colorida se atente às cores. “Muita gente, na hora de optar por um desenho, escolhe alguma arte na internet, mas não se atenta se vai combinar. É como escolher um tom para pintar o cabelo. Precisa considerar se aquela tonalidade vai ficar bacana em você. Todas as cores ficam legais na pele negra só precisa tomar cuidado com os tons mais claros para a tatuagem não ficar opaca e com pouco destaque”. 
  1. Confira e analise o portfolio do profissional. “Sempre conheça outros trabalhos do tatuador, de preferência pessoas que fizeram tatuagem com ele ou ela. É bom ter a referência de alguém que de fato fez a tatuagem”. 
  1. Cuide de sua tatuagem e siga todas as orientações do profissional. “Eu costumo dizer que o resultado, beleza e durabilidade da tatuagem consistem na união de 50% do trabalho do tatuador e 50% dos cuidados do cliente, porque a tatuagem não termina no toque final da arte. Fique com o plástico de proteção por dois dias, evite carne de porco, peixe, ovos e chocolate por 15 dias, use a pomada cicatrizante indicada pelo seu tatuador e use filtro solar depois que a pele cicatrizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados