Necessidade de manutenção do distanciamento social favorece a adoção da educação ao ar livre na volta às aulas presenciais. Mas quais as vantagens do modelo? E como as instituições de ensino podem implementá-lo?
Andressa Lutiano, especialista em Educação
Transformadora e diretora da escola bilíngue de educação holística Wish
School, de São Paulo (SP), aponta dez aspectos
relevantes da educação ao ar livre:
- “Terceira via” para o momento atual: nem dentro de sala de
aula, nem apenas em frente ao computador, com aulas virtuais;
- Incentivo à criação e à adoção, por educadores, de
estratégias pedagógicas holísticas, que contemplem a aquisição de
conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio do
desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, morais,
interpessoais e culturais;
- Restabelecimento do contato com a natureza, parcial ou totalmente
perdido durante o período de confinamento, e maior sensação de liberdade;
- Natureza como promotora de saúde física e mental e espaço de
experiências e novas formas de aprendizagem;
- Experiência como caminho alternativo de descobertas e
conquistas – cognitivas e humanísticas;
- Vivência prática como forma de incremento do interesse por
temas trabalhados;
- Fomento à autonomia do aluno e à aprendizagem
individualizada;
- Oportunidade para maior e melhor conhecimento do corpo,
favorecendo o desenvolvimento motor e de habilidades correlacionadas;
- Incentivo à proatividade, à criatividade, à capacidade de
execução, ao trabalho em equipe e ao trato com emoções contraditórias (por
exemplo, a satisfação com a atividade realizada versus a frustração
diante de eventuais dificuldades); e
- Maior sensação de integração e pertencimento entre aluno e
escola.
O tempo destinado à educação ao
ar livre e/ou ao contato com a natureza pode variar conforme a idade da turma,
o tipo de atividade, os objetivos de aprendizagem, a estrutura física da
instituição da ensino e às condições climáticas – embora, neste caso, eventuais
variações possam ser aproveitadas, desde que adotadas medidas específicas de
proteção aos alunos.
Durante
a pandemia, sugere-se que a utilização, ocupação e/ou circulação por espaços
abertos e ventilados seja de pelo menos metade do dia letivo e com as devidas
precauções sanitárias, por alunos, educadores e colaboradores da escola.
Aluno da Wish School em aula ao ar livre: exploração do espaço,
conquistas cognitivas e autoconhecimento
Crédito:
Acervo/Wish School
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