Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de março de 2021

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: SAIBA QUAIS SÃO OS EXAMES PREVENTIVOS ESSENCIAIS À SAÚDE FEMININA

Ginecologista da Criogênesis traz informações acerca do tema


Desde 1917, 8 de março é destinado à comemoração do Dia Internacional da Mulher. A data tem o intuito de celebrar conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos. Contudo, além de dar luz a todas essas importantes questões, o período também é utilizado para reforçar a necessidade do cuidado com a saúde feminina.

Segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em torno de 20% das brasileiras não vão ao ginecologista regularmente. Esse percentual aponta que pelo menos 5,6 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar um especialista. Os dados ainda mostram que 16,2 milhões não passam por consulta há mais de um ano e que 4 milhões nunca procuraram um profissional da área.

"Os exames periódicos auxiliam no diagnóstico de alterações da saúde da mulher, mesmo antes dela apresentar sinais e sintomas de alguma doença ginecológica, melhorando as chances tanto de tratamento, quanto de cura", destaca Dr. º Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis .

Abaixo o médico lista os exames fundamentais para garantir saúde e bem-estar das mulheres. Confira:


• Exame ginecológico

"Na consulta ginecológica o médico tem a oportunidade de conversar com a paciente e conhecer melhor sua rotina, sintomas ou desconfortos relacionados à saúde geral e aos órgãos genitais, assim como as questões relacionadas à vida sexual. Ele irá realizar o exame clínico, no qual observará a vulva, a vagina e o colo do útero da paciente. Também é comum pressionar a parte de baixo do abdômen para identificar dores e apalpar as mamas para detectar alterações", comenta o médico.


• Papanicolau

"O exame ou teste de Papanicolau é a análise de células extraídas do colo uterino. Esse material pode ser coletado em um laboratório ou no próprio consultório médico. No laboratório, a análise mostra se o tecido do colo do útero está normal ou se existem indícios do desenvolvimento de tumores nessa região. Também pode revelar a presença do vírus do HPV", explica. Ele possibilita que os tumores sejam descobertos em uma fase precoce. Dr. º Renato afirma que a frequência seja sugerida pelo seu médico.


• Colposcopia

A Colposcopia também contribui para que eventuais tumores no colo do útero sejam descobertos previamente. Ele permite ainda avaliar outras áreas, como a vulva e a vagina. "O exame é realizado com um aparelho chamado colposcópio, que utiliza lentes de aumento para iluminar e ampliar a visão dos órgãos genitais. Aplica-se reagentes como ácido acético e solução de Lugol, que evidenciam possíveis lesões", comenta.


• Mamografia

Para mulheres acima dos 35 anos os médicos recomendam a mamografia. "Nesse exame, um aparelho chamado mamógrafo pressiona os seios em posições diferentes, produzindo imagens das mamas para identificar possíveis lesões". O especialista ressalta que em alguns casos consegue detectar essas alterações, principalmente quando a mulher possui as mamas muito densas, sendo necessário fazer uma ultrassonografia, que costuma ser eficiente para identificar cistos e/ou tumores.


• Ultrassonografia pélvica

Chamada também de ultrassom ou ecografia, a ultrassonografia permite observar os órgãos internos e possíveis alterações. "O aparelho de ultrassom garante a exibição de imagens dos órgãos, bem como a identificação de lesões. O médico pode solicitar a realização para visualizar o útero, ovários, trompas e outros órgãos. É necessário estar com a bexiga cheia, para que ela fique praticamente transparente e permita a análise dessas estruturas".


• Densitometria óssea

A partir dos 40 anos, os seres humanos começam a perder tecido ósseo, que se torna cada vez menos denso e, consequentemente, mais fraco. Nas mulheres, esse processo acontece de forma mais acentuada. "A densitometria óssea permite monitorar as condições dos ossos. Ela funciona de forma bem parecida a um raio X, conseguindo detectar a perda de minerais dos ossos", explica. Caso os resultados realmente mostrem alguma perda óssea avançada, a paciente será encaminhada ao tratamento adequado.

 


Criogênesis

https://www.criogenesis.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados