O Big Brother Brasil (BBB) colocou em destaque uma palavra que vem ganhando força nas redes sociais há algum tempo: o cancelamento. É interessante entender que é possível encaixar este termo em qualquer papel, profissional ou pessoal, que desempenhamos na nossa vida. As gerações mudaram e hoje uma das principais preocupações do indivíduo, principalmente o jovem, é não ser cancelado
A pessoa pode ser cancelada como pai,
mãe, marido, esposa, namorado, amiga, etc. Assim como pode ser cancelada como gerente,
supervisor, assessor, líder, deputado, prefeito e até como presidente da
República. São as próprias atitudes dela que vão provocar este cancelamento.
A clareza dos objetivos de um cidadão é
que deve conduzir suas atitudes. Ou seja, a pergunta básica da gestão
comportamental é simples: onde quero chegar e qual o meu objetivo?
Sucesso é obter o resultado desejado de
suas ações, e não é possível conseguir isso sem foco e emoção. Um comportamento
eficaz não é desenvolvido sem algum objetivo claro. O autor Stephen Covey, em
seu best-seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, afirma que o
segundo hábito é justamente ter um objetivo claro em mente.
Já o psicólogo e jornalista Daniel
Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, explica em seu livro
“Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso” como é importante
exercitar a atenção seletiva e torná-la um guia de atitudes.
Por exemplo, quando uma pessoa compra
um carro que nunca tinha visto na rua. Ao fazer a compra, ela vai começar a
enxergar mais modelos semelhantes em seu cotidiano. Isso acontece porque a
pessoa cria um foco seletivo com aquele modelo de automóvel, já que agora ele
tem um valor sentimental.
No momento em que exercita a
inteligência emocional, o indivíduo desenvolve foco e, com isso, um
comportamento eficaz. Na medida que o sujeito combina autoconhecimento com
autogestão, sensibilidade social e aptidão social, ele estará preparado para
ser um grande líder e, ao mesmo tempo, evitar ser julgado ou cancelado.
O líder nato é aquele que inspira
pessoas a inspirarem outras pessoas. Sua influência e onda de emoções podem
gerar resultados incríveis, e tudo isso nasce da conexão de ideias com
motivações semelhantes. Através deste comportamento, fica bem mais fácil fugir
deste termo tão falado nos últimos tempos.
Para não ser cancelado, é fundamental
entender o que se pretende como resultado. Assim é possível realizar o ajuste
comportamental necessário para a vitória contra esta cultura.
Osmar Bria - autor dos livros “A Fórmula
do Voto” e “Mulher, Emoção e Voto”. Realiza treinamentos com partidos e
candidatos de todo o país. Em 2020, mais de 20 mil pessoas foram impactadas por seus
ensinamentos e seus treinamentos ajudaram a eleger 370 vereadores, 31 prefeitos
e reuniu 4 milhões de votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário