Neste Dia do Consumidor (15/03), especialista em vendas por marketplaces explica como é possível maximizar a conversão com estratégias simples
Vender por meio de
marketplace é hoje uma estratégia importante para lojistas online de todos os
portes. Esses "shoppings virtuais" são gerenciados por uma empresa
que arca com todo o trabalho de desenvolvimento da interface, criação do modelo
de negócio, divulgação do site e crescimento da base de consumidores. Enquanto
isso, as lojas ficam com o trabalho de se cadastrar e cuidar de suas próprias
páginas e ofertas de produtos, além de pagar as taxas, é claro.
"Os marketplaces
devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é fundamental entender como
eles funcionam e saber como podem auxiliar o desenvolvimento do negócio",
afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do
Brasil, com faturamento de R﹩ 500 milhões em 2020 - dos quais 80% foram obtidos por meio
dos principais marketplaces (B2W, Mercado Livre, Carrefour, Amazon, Via Varejo
e Magalu).
Dantas, que é
especialista em vendas dentro deste modelo, ensina como os empreendedores de
pequeno e médio porte podem turbinar suas vendas dentro dos shoppings virtuais.
O objetivo é apoiar lojistas onlines neste Dia do Consumidor, comemorado em 15
de março. "O primeiro trimestre sempre foi pouco agitado para o varejo
brasileiro, afinal, nesta época, grande parte das pessoas ainda está pagando as
compras da Black Friday e do Natal e lidando com as despesas de início de ano.
Apesar disso, os últimos anos têm sido aquecidos graças ao Dia do Consumidor,
que faz cada vez mais sucesso", explica ele.
Confira as dicas do
executivo:
Ofereça preços
acessíveis
De acordo com o CEO da
Estrela10, um dos pontos mais interessantes dos marketplaces é a elasticidade
dos preços dos produtos - aliás, este é justamente o motivo pelo qual a maioria
dos clientes escolhe fazer suas pesquisas por ali. Por isso, é essencial garantir
preços competitivos e que sejam mais atraentes para despertar atenção e
converter.
A dica é sempre buscar
as melhores ofertas e condições junto aos fornecedores, abrindo possibilidades
para a oferta de preços mais acessíveis ao consumidor. Para as datas
comerciais, como Dia das Mães e Natal, por exemplo, é importante que as
negociações sejam feitas com antecedência. "Vale a pena elaborar um
planejamento de vendas sobre os produtos que emplacam mais para obter ainda
mais descontos, e repassá-los ao cliente", diz ele.
Otimize o prazo de
entrega
Um dos fatores mais
importantes para a decisão de compra online é o prazo de entrega, afinal o
consumidor está cada vez mais exigente e não gosta de esperar muito. Sendo
assim, oferecer frete rápido e com valores competitivos é fundamental para se
destacar dentro de um marketplace. Para garantir tudo isso, é necessário
analisar minuciosamente todas as possibilidades de logística e encontrar o
serviço que melhor atenda às suas necessidades. "Há casos em que os Correios
valem a pena; outros em que uma transportadora funciona melhor",
contemporiza Dantas.
Classifique seus
produtos
Muitos consumidores
pesquisam seus itens de interesse de acordo com as classificações. Essa ação é
decisiva para que seu produto seja exibido nos resultados dessas buscas ou não.
"Caso determinado
item corresponda a mais de um grupo, é interessante acrescentar tags com as
relativas categorias. Um exemplo é uma furadeira que se encaixa na
classificação de eletroeletrônicos, mas também em ferramentas domésticas",
ensina Dantas.
Esteja em marketplaces
do seu nicho
Existem diversos
marketplaces e muitos deles atuam em categorias específicas, como vestuário ou
eletrônicos. "Se seu negócio também é focado, vale a pena fazer uma busca
e marcar presença nos locais onde seus consumidores certamente também
estão", diz o CEO da Estrela10.
Invita em tecnologias
com foco em marketplaces
Tudo bem que os
próprios marketplaces fazem o trabalho de desenvolvimento da interface, criação
do modelo de negócio, divulgação do site e crescimento da base de consumidores.
Mas a loja precisa estar atenta as tendências de mercado para não ficar para
trás. "Uma loja online precisa se preparar para acompanhar as inovações,
adquirindo novas ferramentas e implantando recursos constantemente",
afirma o executivo. Hoje, há tecnologias como a MultiCD, que é um novo hub de
marketplaces, além de ferramentas para navegação dinâmica, entre outras.
Apresente seus
produtos com boas imagens
Diferente de uma loja
física, onde o consumidor pode ver com seus próprios olhos cada oferta,
compará-la, testá-la e ter ideia real de como ele funciona, no meio online o
cliente está apenas visualizando algumas fotos. Sendo assim, a imagem é muito
relevante para apresentar o produto, bem como sua descrição. Portanto, não
economize nas fotos de alta qualidade. Elas fazem diferença na conversão.
Estrela10
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