A pandemia do Covid-19 mudou completamente os planos das pessoas em todo o mundo em 2020. O ano atípico mexeu com as estruturas da economia, da educação, das empresas, da saúde e do bem-estar das pessoas.
O resultado disso? As prioridades tornaram-se
outras. O que nos dá indícios que neste 2021 tudo será diferente.
Para as empresas, a pandemia do novo Coronavírus
trouxe mudanças significativas, antecipando tendências que vinham sendo
gradativamente implantadas, como o home office e a seleção de profissionais em
uma comunicação mediada por computador, totalmente online.
Neste momento, as organizações que estão
acompanhando tais tendências evidenciam, também, a importância do bem-estar
corporativo, do cuidado consigo e com o outro. Está mais que claro, que as
empresas precisam se adaptar e se reestruturar para atender as novas demandas
do mercado, que vão muito mais de encontro com as competências humanas, do que
com as capacidades técnicas do indivíduo.
Quem está antenado ao que acontece nesta seara já
deve ter ouvido falar em soft skills: são as habilidades subjetivas das
pessoas, que estão ligadas à inteligência emocional de cada uma delas. No que
se refere às habilidades profissionais, a tendência atual de grandes empresas é
apostar em soft skills.
O cuidado com as pessoas e com suas necessidades
passou a ser observado como um aspecto fundamental para o desenvolvimento das
empresas. Dentro deste contexto, as organizações estão priorizando habilidades
comportamentais, muitas vezes, mais do que as técnicas (hard skills), que podem
ser ensinadas e aprendidas.
Para entender é simples: comunicação eficaz, escuta
ativa, empatia, ética, criatividade e liderança, são exemplos de soft skills
que o mercado vem buscando nos candidatos.
No mercado, em diferentes setores encontramos
exemplos de empresas que sempre tiveram como missão o cuidado com o outro como
uma prioridade. Quando pensamos em franquias, esses cases podem ser
encontrados, por exemplo, dentro do segmento de beleza, saúde e bem-estar, em
que o cuidado com as pessoas é fundamental para a prestação de um serviço de
qualidade, onde o cliente se sinta único e suas necessidades sejam atendidas de
maneira individual e personalizada.
Essas características fortalecem o relacionamento
entre consumidor e empresa e fidelizam. São tão importantes, que que posso
aponta-las, como um dos diversos fatores que fizeram com que o mercado de
franquias se recuperasse com mais rapidez do período pós-isolamento social,
onde as empresas tiveram que manter suas portas fechadas.
Temos exemplos de redes de franquias do setor que
acompanhando as mudanças do mercado, para o ano de 2021 estão buscando se
tornar cada vez mais plurais e mostrar o quanto é importante o cuidado com
todos os seus públicos. A ideia é fortalecer relações, fidelizar clientes e
acompanhar a mudança dos hábitos das pessoas, provando o quanto o bem-estar
pode ser transformador, principalmente em momentos de crise, como o que
passamos com a chegada da pandemia. Essas iniciativas estão sendo cruciais para
que o segmento de saúde, beleza e bem-estar siga alavancando a recuperação do
setor com bons resultados como como apontou o balanço feito em julho 2020 pela
ABF – Associação Brasileira de Franchising.
O mundo mudou e é necessário que as marcas também mudem. As pessoas estão mais
atentas, optando por produtos e serviços de empresas que mantenham o propósito
genuíno de cumprir seu papel, de forma coerente, sustentável e humanizada,
acompanhando o seu dia a dia e a sua rotina.
Em um ano onde empresários de diferentes nichos no
mercado buscaram novos caminhos para se encontrar a grande estratégia para o
mundo corporativo é olhar para o próximo e fazer com que ele se sinta
importante e único.
Danyelle Van Straten - fundadora da Depyl Action e
diretora da ABF Minas Gerais
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