Diretora de
Inovação da Visa divide algumas dicas de como fazer apresentações certeiras
para alavancar seu negócio e chamar atenção de parceiros e investidores
De origem Hollywoodiana, o pitch é uma apresentação
realizada pelas startups com o intuito de mostrar uma solução. É no pitch que
demonstram para que a startup veio, qual é o problema que pretende resolver,
tamanho do mercado, público-alvo, como é a experiência de uso da solução, unit
economic, quem faz parte do time, além do roadmap com os próximos
passos.
“A ideia do pitch é conquistar investidores e
parceiros. Em uma das etapas do Programa
de Aceleração Visa, auxiliamos os empreendedores a aprimorar essa
apresentação, pois, quanto mais atrativa, maior a chance de receber
investimento para alavancar os negócios. Nos últimos 4 anos, acompanhamos de
perto centenas de pitches e percebemos que alguns descuidos ou pequenas falhas
que podem prejudicar muito os empreendedores”, afirma Beatriz Montiani,
diretora de Inovação da Visa.
Para ajudar quem está começando agora, a executiva
separou sete dicas valiosas para elaboração de um pitch perfeito:
1. Dedique tempo
Um deck bem feito é percebido de cara. Dedique tempo!
Dizem que a primeira impressão é a que fica e muitas vezes, você só tem uma
única oportunidade para impressionar e agendar uma próxima conversa. Então,
capriche no material que vai apresentar.
Ter um storytelling claro, mostrar qual é o
problema que se pretende resolver, com exemplos claros - até considerando um
consumidor fictício para alguns negócios, funciona bem. Além disso, é preciso
responder no pitch qual é o tamanho da oportunidade (em números), quem é e o
perfil do público alvo, como funcionará a experiência de uso da solução, além
do time envolvido que deve ser forte e complementar.
Aqui uma dica importante: é preciso ressaltar as
qualidades do time e a experiência profissional, comprovando que juntos
conseguirão fazer a diferença e alcançar os objetivos. Neste item em especial,
ter as fotos de cada um dos integrantes e mostrar os logos das empresas por
onde já passaram e das instituições onde se formaram faz toda a diferença.
Lembrem-se: a maioria das pessoas são visuais!
2. Domine seu negócio e
público alvo
Talvez uma das dicas mais importantes é conhecer a
fundo o seu próprio negócio e saber demonstrar isso para quem estiver
assistindo ao seu pitch. Não confunda demonstrar domínio sobre o assunto com
parecer arrogante, é preciso ser firme, mas sem soberba. Demonstrar um
conhecimento profundo sobre o seu público alvo é de extrema importância, afinal
a sua solução foi criada para eles.
3. Saiba usar números
Não jogue números aleatórios do mercado sem
explicar como isso implicará no seu negócio. Tenha claro qual é o seu potencial
de mercado (TAM – Total Addressable Market). Além disto, investidores estão de
olho nos unit economics, que mostra como está a performance do seu
negócio, ou seja, a análise das receitas e custos diretos da empresa:
informação de vendas, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value
(LTV), além das projeções. Pode parecer bobagem, mas verificar se no gráfico
consta a informação do que se trata cada eixo, além dos valores estarem sempre
na mesma moeda é fundamental. Já vimos muitos pitches sem estas informações, o
que acaba mostrando desatenção e pouco cuidado na preparação do material.
4. Você não é o único a
resolver o problema
Hoje em dia é quase impossível não ter nenhum
concorrente direto ou indireto para um negócio. Ter isto mapeado é super
importante. O que não vale é ter uma matriz em que mostra que a sua solução é a
única que entrega tudo ou mesmo que não tem nenhum concorrente. Ter consciência
das barreiras de entrada também é crucial. São perguntas que com certeza serão
feitas e ter esta informação de forma clara e bem apresentada no deck é muito
importante.
5. Tenha um roadmap claro e
consistente
Destaque que a sua solução resolve de fato uma dor
latente e tem potencial de escalabilidade, ou seja, um mercado grande o
suficiente. É importante ter clareza de onde se quer chegar e quais são os
passos para isto. Se o pitch for para investidores, é justamente esse roadmap
que demonstrará como e onde o investimento captado será investido, ou seja,
onde os esforços estarão concentrados.
6. Tenha energia!
Seja breve, certeiro, cuidado com excessos e tenha
energia na hora do pitch. Sem exageros. Você geralmente terá de 3 a 5 minutos
para fazer um pitch para um possível investidor ou parceiro. A sua fala e como
você se expressa demonstrarão o quanto você está envolvido e quanto acredita no
seu negócio.
7. Agradeça sempre
Independente do resultado da apresentação, no final
é importante sempre agradecer a oportunidade e a disponibilidade do investidor,
possível parceiro ou cliente. Nunca é demais enviar um email agradecendo se o
contato for disponibilizado. Se você receber algum feedback, contate assim que
possível a pessoa para dizer o que foi feito ou mesmo se a sugestão foi
acatada. Essa é uma daquelas boas práticas que sempre temos que ter em mente.
A primeira impressão é sempre a que fica e neste
mercado competitivo, às vezes, o empreendedor só tem a oportunidade de alguns
minutos para causar esta boa impressão. Seja humilde, certeiro, demonstre
conhecimento profundo do seu negócio. Vai valer a pena dedicar tempo para ter
um bom pitch deck. Depois disto é treinar, treinar e treinar!
Programa de Aceleração Visa
Nenhum comentário:
Postar um comentário