Pesquisa demonstra as mudanças que a Covid-19 trouxe para os consumidores em seus hábitos diários, estado emocional e bem-estar
A Mastercard, em parceria com a Americas Market
Intelligence (AMI), realizou um estudo no final de 2020 com 13 países da região
da América Latina e do Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia,
República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico e
Jamaica) para analisar as mudanças nos hábitos e no estilo de vida dos
consumidores causados pela pandemia da Covid-19.
Os resultados da pesquisa revelam que a
pandemia e o isolamento social tiveram um grande impacto no emocional dos
consumidores. A nova realidade impulsionou diversos sentimentos negativos entre
os brasileiros, 33% estão se sentindo menos felizes e 32% estão
sentindo mais raiva do que antes. Os níveis de ansiedade também subiram, 54%
dos entrevistados acreditam que o nível de ansiedade e estresse está maior
agora do que antes e 43% estão sentindo mais medo.
O novo cenário mundial também foi um alerta
vermelho para os brasileiros se cuidarem e se planejarem financeiramente. Cerca
de 60% estão mais preocupados com o futuro financeiro, mas apenas 45%
planejam economizar dinheiro para uma reserva emergencial. Por outro lado, 33%
dos brasileiros entrevistados sofreram redução de renda neste período, e 11%
foram demitidos de seus trabalhos.
O "novo normal" da rotina dos
escritórios
Com os novos desafios impostos pelo
distanciamento social, o Home Office se tornou uma realidade para empresas em
toda a região e no Brasil não foi diferente, em pouco tempo, empresas tiveram
que se adaptar para possibilitar o trabalho remoto. Segundo a pesquisa, 63%
dos entrevistados brasileiros empregados trabalharam em casa durante algum
período da quarentena.
Dos entrevistados, mais da metade espera
retornar ao trabalho presencial ainda na primeira metade de 2021, além disso, 3%
acreditam que isso só ocorrerá no segundo semestre e 13% planejam passar
a trabalhar remotamente permanentemente.
Novos hábitos online
Com o comportamento digital cada vez mais
inserido na rotina dos consumidores e, para compensar a ausência de atividades
presenciais, novos hábitos online começaram a fazer parte de suas vidas e devem
ser levados em conta. Dos entrevistados, 32% afirmaram que irão
trabalhar em home office com mais frequência e 38% vão usar o online
banking mais vezes em vez de realizarem transações bancárias em agências
físicas.
Após sentirem os benefícios de comprar sem sair
de casa, 36% dos entrevistados planejam realizar mais compras online do
que físicas, e 27% planejam optar pelo delivery ao pedirem comida em
casa.
"A pesquisa revela o grande impacto
emocional que a pandemia teve em todos nós. A Covid-19 marca um ponto de
atenção importante para que empresas atendam melhor às necessidades de seus
funcionários e para que marcas desenvolvam produtos e soluções que suportem as
novas necessidades do consumidor. Com espaço para que todos possam melhorar e
evoluir, podemos ter certeza de que 2021 terá não apenas um consumidor
evoluído, mas também uma indústria inteira transformada. E, à medida que os
canais digitais continuam a crescer e ganhar a preferência do consumidor,
sabemos que a nossa tecnologia desempenhará um papel fundamental no
desenvolvimento de novos modelos de negócios para a indústria e em novas
soluções para o consumidor", afirma Sarah Buchwitz, Vice-Presidente de
Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil.
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