Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Fiduc orienta como começar 2021 com o pé direito nas finanças

Veja como colocar as finanças em ordem desde o perfil endividado até o poupador 


Todo fim de ano fazemos planos, listamos desejos e objetivos para o ano seguinte. Com relação a parte financeira, é muito parecido com o que acontece com os desejos e objetivos para nossa saúde, como fazer mais exercícios ou se alimentar melhor. Em ambos os casos, muitas promessas, poucas mudanças. Como fazer para tirar de vez os planos do papel e mudar esse panorama?

Valter Police, planejador fiduciário da Fiduc, preparou dicas para começar 2021 com o pé direito nas finanças, desde os perfis mais endividados até o poupador. Confira:

Enrolado: com dívidas e desorganizado, não enxerga muitas saídas

• Regra de ouro: para quem caiu em um buraco, a primeira coisa a fazer é parar de cavar. Redobre o esforço para não fazer novas dívidas!

• Foco no orçamento: saiba onde gasta fazendo uma planilha simples de orçamento com os dados da fatura do cartão de crédito e o extrato do banco. Busque formas inteligentes de economizar, como pesquisar preços e optar por promoções, além de saber a diferença entre querer e precisar, para fazer melhores escolhas. Assim você vai seguir uma regra fundamental: gastar menos do que ganha

• Renegocie dívidas: busque trocar taxas mais altas, como as do cheque especial e/ou parcelamento do cartão de crédito por taxas menores, como as do empréstimo pessoal. Se tiver bens, como veículos ou imóveis, pode usá-los em garantia de empréstimos e reduzir as taxas para um patamar muito menor. Outro ponto é que você pode vender algum desses bens para quitar as dívidas e começar de novo de um jeito bem mais confortável, embora o processo possa ser difícil psicologicamente.


Patinador: não deve ou deve pouco, mas não consegue fazer o patrimônio crescer

• Encare de frente e não se engane: ficar no "zero a zero", embora seja melhor do que ficar devendo, não é uma boa situação.

• Veja os investimentos para seus maiores objetivos de vida, como aposentadoria, aquisição de um veículo / imóvel ou qualquer outro grande objetivo, como se fossem boletos de contas a pagar. Eles não são opcionais - são obrigatórios!

• Coloque os investimentos periódicos em débito automático sempre que possível ou, para os que não permitem isso, programe transferências para as corretoras ou gestoras de seus investimentos. Programe para o mesmo dia em que seu pagamento é depositado, assim você nem vê esse dinheiro e acaba aprendendo a viver sem ele.


Poupador: consegue guardar dinheiro, sente que dá pra fazer melhor, mas não sabe como

• Ter o hábito de guardar dinheiro é ótimo e muito importante, mas talvez não seja suficiente para alcançar seus objetivos. Ter um retorno adequado e uma boa gestão dos riscos faz parte da equação

• Estude o assunto, mas não com o objetivo de ser tornar um profissional, apenas para entender o básico sobre investimentos, de forma a reduzir as chances de cair em golpes e conseguir conversar com profissionais sobre as melhores opções.

• Não creia que, porque você fez um curso, leu um livro, fez uma assinatura para receber relatórios ou assiste aquele influencer do YouTube que você agora vai multiplicar seu dinheiro e ficar rico rapidamente. Isso é uma ilusão. Bons investimentos são como o crescimento de uma árvore: são sólidos, mas levam tempo.

• Entenda quais são os riscos de cada investimento e perceba uma diferença fundamental: existem investimentos que, se "derem errado", podem fazer você perder todo dinheiro investido, como títulos de renda fixa privados, enquanto outros tipos de investimento oscilam para cima e para baixo, mas não têm esse risco, como fundos diversificados e não alavancados. Ao entender os riscos, você pode aceitar oscilações para ganhar mais ao longo do tempo e sair de investimentos como a caderneta de poupança ou o CDB do banco grande, que podem funcionar para sua reserva de segurança, mas não servem para o longo prazo.

Police dá uma última dica prática para todos os perfis sobre essa virada de ano: ao receber parte do décimo-terceiro ou algum bônus da empresa em que trabalha, lembre-se das despesas de início de ano e use a técnica do funil: só passe para o nível seguinte depois de executar o anterior.

• Primeiro nível - pague as dívidas e as contas de início de ano, como IPVA, materiais escolares, entre outros.

• Segundo nível - invista para seus grandes objetivos, como aposentadoria.

• Terceiro nível - curta os prazeres da vida hoje.

"Seguindo essas dicas, seus desejos e objetivos para o ano seguinte estarão cada vez mais próximos e você passará a ser o protagonista da sua vida financeira", afirma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados