O ano
de pandemia transformou os mercados e aumentou a busca pelo marketing digital;
o empreendedor digital com 800 mil inscritos
em seu canal no YouTube,
Alex Vargas, explica
alguns termos do marketing digital que são muito falados, mas nem sempre
entendidos
Durante o ano de 2020, a realidade das
pessoas foi completamente transformada. Os métodos de trabalho para quem tem
negócios de forma física e online foram completamente modificados para se
adaptarem à transformação digital que foi acelerada devido à pandemia. Para se
ter uma ideia, a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pelo
Paypal Brasil em parceria com a Big Data Corp, aponta que o e-commerce bateu um
recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, e alcançando
um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.
Para ter sucesso em meio à esta nova
realidade digital, as pessoas buscaram começar a entender mais sobre o
marketing digital. Para o Alex Vargas,
empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, junto com isso
vieram os termos de marketing que muitas pessoas falam, mas nem todas entendem.
“Para entender os termos que são falados neste meio é importante começar
entendendo o que realmente é o marketing digital. Acredito que o principal
ponto que deve ser enfatizado é que este marketing é uma forma de usar
estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca que pode
criar uma conexão maior com os seus consumidores”, explica.
Para além disso, não basta somente
entender o que é marketing digital, mas também saber como fazê-lo para
conseguir alcançar os resultados desejados. “Em meio a esse cenário de
pandemia, o marketing digital está salvando os negócios. Mas é necessário tomar
alguns cuidados para mirar em estratégias certeiras: o maior erro que muitos
negócios vêm cometendo é não entenderem como as estratégias devem ser aplicadas
e não terem uma estrutura robusta - simplesmente criam a loja e não seguem um
posicionamento. Hoje, é visível que qualquer negócio, seja físico ou online,
deve ter um posicionamento de marketing digital”, complementa.
Pensando nisso, o especialista listou
alguns termos importantes que envolvem o marketing digital. Confira:
1. Público-alvo: se
o e-commerce já existe é preciso partir do pressuposto que ele precisa ter um
público-alvo para determinar as ofertas dele e o nicho que está inserido. “A
determinação do nicho é fundamental para criar um passo a passo do e-commerce.
É preciso definir se vai vender produtos relacionados a saúde, moda, decoração
ou outros. Além disso, é fundamental saber com quem você fala. O e-commerce
pequeno deve focar em um nicho específico, porque fica mais difícil concorrer
com os grandes que oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em
ações de marketing e publicidade”, explica.
3. Marketing de relacionamento: um
dos principais pontos para conseguir mais engajamento é criar uma relação de
confiança com o consumidor para que ele compre da marca e seja fiel a ela.
“Hoje em dia, é ainda mais essencial para quem busca impulsionar suas vendas,
direcionar as ações para os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados.
Isso pode ser feito informando o cliente de ofertas e descontos, criando
programas de fidelidade, realizando pesquisa de satisfação e até mesmo
investindo em um serviço de atendimento ao cliente. Essa é a base do marketing
de relacionamento e também uma forma de manter seus clientes satisfeitos e
encontrar novos publicos”, entende o especialista.
3. Marketing de conteúdo: o
principal objetivo dessa estratégia é criar e divulgar conteúdos para o
público-alvo da empresa, fazendo com que os clientes criem uma identificação
com a marca. “Acredito que o principal ponto é montar um conteúdo que tenha
consistência, seja em qual for a plataforma utilizada. Essa também é uma
maneira de mostrar ao Google que o site tem um conteúdo bom e que atrai o
cliente. Além disso, essa estratégia gera valor e aumenta o engajamento da
audiência, e também facilita a segmentação da audiência, já que é justamente
quando pode se referir ao seu público-alvo de forma personalizada”,
complementa.
4. Remarketing: essa
é uma outra poderosa estratégia de anúncios que, em alguns momentos, não recebe
o crédito merecido. “O remarketing basicamente se baseia em criar anúncios para
quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém visita a página de um
produto, os anúncios de remarketing "vão seguir" a pessoa, onde quer
que ela vá na internet. Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia
de marketing digital e de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio. Essa é
uma forma de ajudar a alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já
demonstrou interesse em seu produto ou serviço”, diz o especialista.
5. Facebook Ads e Google Ads: essa
é uma forma de fazer publicidade online direcionada aos visitantes do seu site.
É normal que os visitantes não comprem produtos na primeira visita ao site,
então essa é uma ótima opção para exibir produtos visualizados recentemente em
forma de patrocínio dentro da rede social. “Quando as pessoas optam por criar
campanhas de remarketing, é importante levar em consideração os produtos que
têm mais destaque no site. Dessa forma, é mais fácil saber os principais
interesses dos usuários, além de aumentar as chances de obter boas taxas de
conversão. Também é uma maneira de atingir de forma específica não somente quem
já visitou o site, mas também pessoas que procuram por produtos relacionados ao
que a pessoa vende”, explica Vargas.
6. Afiliado de plataformas: outra
alternativa para quem não quer precisar de produtos para vender e nem de
qualquer tipo de investimento, é preciso apenas entrar em plataformas como
Hotmart e Eduzz e se afiliar aos ítens que estão disponíveis gratuitamente.
“Com isso, é preciso iniciar a divulgação dos produtos e ganhar uma comissão
por cada venda. As comissões variam entre 40% até 70% de cada produto, então
são valores bem altos. Na Hotmart, por exemplo, se a pessoa se afilia e começa
a vender um produto de R$500 reais, há chances dela ganhar até R$300 reais em
cima dele. Ser um afiliado é uma das melhores formas de começar do zero para
ter uma renda extra”, acredita.
7. Produtor digital: nas
mesmas plataformas para ser um afiliado, também existe a opção de ser um
produtor. “Neste caso, se o interessado tem algum conhecimento e gostaria de
compartilhar, poderá criar produtos digitais como e-books, palestras, cursos e
vender na plataforma, podendo assim ganhar uma renda extra em cima. Nessas
plataformas, há produtos de todos os tipos. Com base nos seus conhecimentos,
você pode criar um produto digital e vender para quem tiver interesse. Ser um
produtor é uma forma legal de se trabalhar, já que torna-se possível falar
sobre algo que gosta, gerando grandes retornos financeiros”, complementa.
8. Dropshipping: essa
também é uma ótima estratégia para quem deseja trabalhar com vendas, mas não
quer precisar de estoque. “Quando um consumidor for comprar algum produto
oferecido na loja virtual, o trabalho será apenas avisar o seu fornecedor do
pedido que recebeu e ele mesmo irá enviar direto para quem comprou. Existem
pessoas que não acreditam muito nessa forma de ganhar dinheiro, mas funciona
bastante. Se o fornecedor vende o produto por certo preço, você irá vender por
um valor um pouco maior e irá ganhar dinheiro somente por essa intermediação.
Existem pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando dessa forma, é realmente
válido tentar”, defende Vargas.
9. Técnicas de SEO: para
atrair consumidores de forma orgânica, a melhor estratégia é o tráfego orgânico
gerado pelo Google que pode ser conquistado implementando boas estratégias de
SEO (Search Engine Optimization). “Uma das melhores formas de trabalhar é com o
chamado “SEO On Page”, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site
para melhorá-lo e atrair mais buscas. As técnicas devem ser aplicadas nos sites
ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, os sites
começam a receber mais tráfego e, consequentemente, têm mais chances de
aparecer na primeira página de buscas do Google”, explica.
10. Linkagem externa: uma
das principais técnicas de SEO, a estratégia de linkagem externa funciona de
forma que outros sites apontam para o seu site e conteúdo por meio de links.
“Para que isso aconteça, o mais necessário é criar um bom conteúdo para que
outras pessoas referenciam o seu texto ou site quando falarem sobre determinado
assunto. Parcerias com outros sites também podem ser uma boa opção. Essa
linkagem externa ajuda a mostrar ao Google que o site é bom e a receber mais
cliques, aumentando o rankeamento nas buscas”, conclui o especialista.
Alex Vargas -
empreendedor digital há mais de 15 anos. Desenvolveu dezenas de negócios na
Internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o treinamento mais
indicado para quem quer começar um negócio do zero. Reconhecidamente como um
dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital do Brasil. Desenvolveu os melhores
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afiliados da atualidade.Reconhecido pelo mercado como um dos melhores copywriters da atualidade. Criou cartas de vendas de
altíssima conversão. Desenvolveu diversos negócios na Internet. Ganhou o prêmio
de Empreendedor Digital do ano de 2019 do Afiliados
Brasil.Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset para criação
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