Pesquisar no Blog

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Técnicas para conciliar a vida profissional e a familiar durante a pandemia


Com a proliferação do coronavírus o mundo se viu obrigado a passar por transformações políticas sociais e emocionais.

O medo e a preocupação diária com o avanço da epidemia do Covid-19 transformou o ambiente em todos os aspectos comportamentais até então habituados a seguir um fluxo regido por um cronograma constituído de datas e horários para o desempenho de cada atividade.

O que se conhecia até então de mundo teve que ser repaginado e adaptado às exigências das mudanças comportamentais com base na recomendação da OMS de isolamento social.

Houve uma mobilização não somente de profissionais de medicina, mas filósofos, pensadores e formadores de opinião que buscam diariamente um novo olhar para poder interpretar a situação atual e a quebra de paradigmas.

O debate se tornou cada vez mais acirrado em torno de previsões de como e quando será a retomada normal da economia  que já havia sofrendo alterações e passado por diversos grandes ciclos.

Em pouco mais de quatro meses o mundo se tornou diferente, um pouco mais distante, frio e impessoal. Um simples abraço, a rotina de pegar um transporte público ou passar horas em frente a um computador em um escritório trabalhando, já não era tão mais comum, aconselhável e seguro.

A sociedade de um modo geral não estava preparada para a chegada dessa transformação que abrange a todos, sem escolher gênero, etnia ou credo.

O filósofo israelense Gad Adler,  afirma que muito mais do que alarmar a sociedade em torno de questões de saúde pública, temas sociais, economia e política, o vírus nos convidou forçosamente a fazer um debate interno e uma reflexão sobre questões essenciais do nosso emocional interno e a valorização de relacionamentos interpessoais que estão ligados diretamente a nossa qualidade de vida como o ambiente familiar e profissional.

Ainda no âmbito profissional, ele ainda destaca que ao longo dos anos as empresas investiram muito em benefícios, gincanas, eventos e tecnologia tudo para garantir o bem estar de seus funcionários e trazer para o ambiente de trabalho um conceito de novo lar.

“Era muito comum o colaborador em meio a seus afazeres e pequenos momentos de entretenimento, não se dar conta do tempo empregado na sua produtividade em sua jornada de trabalho”.

Em meio a tantas dúvidas, a inicial para ambas as partes afetadas pela pandemia era de como se manter o ritmo de produtividade em meio à reclusão.  Algumas empresas prevendo a extensão da quarentena, adotaram o sistema de trabalho remoto através do home office e desenvolverem protocolos com a criação de orientações básicas  e  metodologias próprias para manter o fluxo de  funcionamento de suas atividades.

Mas será que somente isso seria o necessário para dar continuidade a rotina diária de trabalho? E o lado humano como fica? Como trabalhar as inseguranças, incertezas e os medos internos gerados por essa epidemia?

Agora com esse novo cenário, um novo desafio foi lançado tanto para o empregador, quanto para os funcionários.Trabalhar em casa não deixa de ser desafiador, é ter que conciliar 24 horas o ambiente familiar com a vida profissional ao mesmo tempo e para que tudo ocorra bem conforme o programado é necessário manter-se equilibrado, produtivo e organizado.

E a dica dada pelo filósofo Gad Adler para que se possa obter bons resultados e manter a saúde mental em dia é através do desenvolvimento da inteligência emocional com práticas de meditação pelos menos 10 minutos por dia pela manhã antes de iniciar qualquer atividade, além de  realizar uma auto reflexão interna ao longo do dia para avaliar os pontos  fortes e fracos do seu desempenho e em que nível se encontra o seu estado motivacional para que sejam trabalhados os sentimentos negativos e as situações de estresse .

Esse gerenciamento diário ajuda a trabalhar as emoções de uma forma positiva, sendo ponta pé inicial para que haja uma melhora na qualidade de vida, além de ajudar a combater a ansiedade e o estresse, identificando os motivos e gatilhos pelo qual se iniciam situações de tensão.



Gad Adler  - Nascido em Jaffa, Israel, é filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional para uma vida melhor, além de  administrar o site:www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados