Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de julho de 2020

Especialista chama a atenção para as mudanças na reabilitação dos idosos pós isolamento social


A perda da funcionalidade é um dos fatores que mais preocupam os profissionais da área


Aos poucos a flexibilização do isolamento social vai sendo estabelecido e com isso uma nova preocupação na área da Saúde: como estarão nossos idosos? Diante desse cenário a gerontóloga e fisoterapeura Carla Gutschov explica que a perda da funcionalidade é só uma das mudanças que os profissionais já começam a perceber.

"O número de quedas em casa aumentou significativamente e isso é muito preocupante. Nas ruas toda dinâmica de tempo e espaço é diferente para o idoso e ele precisa estar com sua capacidade funcional em dia para aos poucos voltarem as atividades diárias em segurança, como ir à padaria por exemplo." explica Dra Carla Gutschov

Em alguns casos isso significa perder anos de avanços em tratamentos que estavam acontecendo antes da pandemia.

Falta de comunicação, medo, problemas ligados ao sono e alimentação descontrolada são alguns dos fatores que a especialista enxerga como responsáveis por fazer o idoso perder a vontade de manter uma rotina de atividades diárias e com isso percam dia após dia o fortalecimento muscular sentindo assim o impacto direto na perda de funcionalidade.

"Será de extrema importância que os fisioterapeutas junto com a equipe multidisciplinar se comuniquem com os familiares/cuidadores para estarem juntos e alinhados nesse processo. É preciso cada dia mais e principalmente agora dar espaço para um atendimento humanizado" finaliza Dra Carla Gutschov.





Dra Carla Gustchov - fisioterapeuta com especialização em Gerontologia. Atualmente realiza atendimentos domiciliares, em Instituições de Longa Permanência além de fazer parte do corpo clínico do Hosp Santa Paula. Ela também é docente na PhysioCursos e fundadora da página Equipe Balance, onde entrega conteúdos diários
Equipe Balance
@equipebalance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados