Vivemos um momento atípico. Onde todos
buscam sobreviver, seja enfrentando o coronavírus ou a queda nos índices da
economia. Esse é um momento de solidariedade, onde precisamos de caminhos
novos, para enfrentar problemas novos.
Dentro desse contexto, acreditamos que
as marcas e empresas devem aproveitar esse momento para se manterem na mente do
consumidor e eventualmente atender as procuras do mercado em áreas menos
afetadas. Para essa estratégia, acreditamos que a utilização de links
patrocinados pode ser um caminho para nos mantermos dentro dos
mecanismos de busca.
Primeiro vamos definir, o que são links
patrocinados? A estratégia de links patrocinados é, sem dúvida alguma, uma
das principais dentro do Marketing Digital. Essa ação permite que a empresa
busque novos e potenciais clientes, mantendo um bom controle do investimento,
sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
É uma estratégia que pode aumentar as
vendas e a relevância da marca. Mas para isso é preciso
entender a fundo os objetivos que se pretende atingir, para então
iniciar as ações envolvendo links patrocinados. Nesse modelo de publicidade é
possível analisar quais palavras geram maiores resultados e portanto
financeiramente permite uma distribuição melhor do orçamento.
Quando um usuário utiliza o Google para
realizar uma pesquisa ou utiliza uma rede social para conversar com amigos ele
encontra os links patrocinados no topo e no rodapé. Em qualquer
momento dessa pesquisa é possível trabalhar a marca e os pontos de contato
entre as empresas e seus futuros clientes.
Para que todos possam entender melhor,
os links patrocinados ficam posicionados em locais estratégicos, nos resultados
de busca, comparadores de preço ou redes sociais, e são direcionadas através de
palavras-chave ou perfis. A empresa só paga pelos cliques que receber em seus
anúncios.
Essa estratégia é uma ação de
curto prazo, totalmente mensurável e onde o desempenho depende 100% da
definição correta do objetivo. Resumindo: Antes de comprar palavras-chave é fundamental
ter um planejamento sólido. Mas acreditamos sinceramente que nesse momento,
trata-se de uma alternativa eficaz para ser encontrado por empresas que estejam
a procura do trabalho ou produto que estejam se utilizando dessa estratégia e
que ainda não tem conhecimento dessa marca.
E outra característica importante para
utilização dessa estratégia durante essa pandemia é que os custos são
incomensuravelmente menores do que qualquer outra campanha publicitária. As
campanhas de links
patrocinados podem ser feitas no Google, Bing, Facebook, Instagram,
Linkedin e outras plataformas.
Ricardo Zacho - bacharel em comunicação
social pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Marketing pela Escola
Superior de Propaganda e Marketing e sócio fundador da agência de marketing
digital MZclick
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