Caracterizada
pela conexão, incorporação, desenvolvimento e modernização de processos,
tarefas, equipes e gerenciamento de dados, além da adoção de sistemas em nuvem
e uso de tecnologias sustentáveis, a logística 4.0 tem se tornado cada vez
mais, a medida ideal para qualquer empreendimento de transporte de cargas que
busque aprimorar a sua rotina diária de operações e oferecer serviços mais
ágeis e assertivos.
De
acordo com Felipe Marçal Cota, engenheiro de produção e CEO da Transcota –
Logística e Transporte, a aplicação das práticas e ferramentas da logística 4.0
pode aperfeiçoar processos e contribuir para a aceleração de atividades.
"Dentre os principais benefícios estão a maior agilidade no controle de
estoques, armazenamento de produtos e entrega de encomendas, e o aumento da
dinamização de procedimentos internos e externos. Todas estas vantagens ajudam
a elevar a produtividade e a eficiência das funções desempenhadas",
avalia.
Ainda
segundo o empresário, a tomada de decisões é facilitada ao ter como base dados
e indicadores estratégicos, que são obtidos por meio da análise automática de
informações advindas tanto da própria empresa, quanto dos clientes e
fornecedores. "Esse trabalho é feito por meio do uso de ferramentas e
serviços tecnológicos como o Big Data, Business Intelligence (BI), Customer
Service, Electronic Data Interchange (EDI), analytics, digital twin, machine
learning. O BI auxilia na junção de dados, já o EDI automatiza as transações
comerciais com outras empresas. O Customer Service permite a otimização das
informações para a configuração de um trabalho mais customizado e atento às
demandas de cada cliente, desde o escopo inicial até a execução. Estes três
dispositivos juntos de todos os outros, acabam impulsionando a apresentação de
resultados reais de maneira rápida e simples", explica.
A
estruturação de registros, servidores, pastas e computadores em nuvem, ainda
permite o acesso remoto a estas informações em qualquer lugar do mundo, e
consequentemente, contribui para a economia de tempo e redução de gastos.
"Também
vale lembrar que, tendo como base a logística 4.0, todas as informações são
disponibilizadas aos clientes em ambiente web e via e-mail com follow-up
diário. Desta forma, além de evitar prejuízos nas operações, o alto nível de
controle permite a antecipação e correção preventiva de possíveis erros, evitando
riscos desnecessários", observa.
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