Intitulada Retail
Phygital Experience, solução usa inteligência em circuito de câmeras dos
estabelecimentos físicos para fornecer imagens de diferentes produtos em tempo
real. Além disso, solução permite agendar o horário de compra em diferentes
estabelecimentos, contando sempre com o atendimento personalizado de um
vendedor
O e-commerce brasileiro avança a passos largos: só
no mês de maio (do dia 1º ao dia 24), o faturamento do setor atingiu a cifra de
R$ 9,4 bilhões, aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano
passado. É possível comprar de tudo pela internet, entretanto, consumir
produtos que necessitam de atendimento personalizado ou dependem muito da
escolha baseada na visão – como bolsas, jóias ou alimentos frescos, por exemplo
– ainda é um desafio. Pensando em resolvê-lo sem tirar os consumidores de
dentro de casa, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente a
ferramenta Retail Phygital Experience.
Trata-se de um sistema criado para que marcas
possam fornecer toda a assistência possível aos clientes na hora de comprar
online, permitindo a eles ver os produtos em tempo real e escolher exatamente
quais deles serão entregues. Além da tecnologia empregada para tornar a
visualização possível, os consumidores também contam com experiência de compra
personalizada, prestada pelos próprios vendedores do local.
Em detalhes, a solução é composta por dois módulos:
um que gerencia o agendamento de compras, permitindo que o cliente possa ser
redirecionado ao atendimento imediato, caso assim queira, ou – caso esteja sem
pressa – agendar uma data e horário para comprar naquele estabelecimento; e
outro módulo, que facilita o contato remoto do consumidor com o vendedor que
realizará o atendimento.
Este segundo módulo, baseado na tecnologia de visão
artificial, aplica algoritmos a câmeras estrategicamente localizadas na loja e
monitora automaticamente o vendedor. Com isso, as câmeras executam
automaticamente toda a função de monitoramento, como focar nos produtos
desejados pelo cliente e até mesmo de dar zoom caso seja necessário observar
algum item com maior cuidado. Tudo para que o cliente “viva” a experiência de
estar na loja e, também, para que o vendedor consiga desempenhar sua atividade
da maneira mais natural possível.
“Estamos bastante satisfeitos com os benefícios que
a solução pode trazer aos varejistas online, especialmente neste momento de
pandemia, em que o crescimento exponencial das vendas realizadas por e-commerce
tem demandado cada vez mais tecnologias para aproximar os clientes deste canal.
Acreditamos que a Retail Phygital Experience já representa uma evolução do
conceito de vendas pela internet, tornando possível aos clientes viver a
experiência da compra física no meio digital, apoiando, sobretudo, as vendas em
segmentos que têm seu consumo apoiado em detalhes, como moda, acessórios, e até
mesmo produtos frescos”, afirma Marcelo Bernardino, head de Indústria e Consumo
da Minsait no Brasil.
Minsait
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