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terça-feira, 21 de julho de 2020

Com crescimento do e-commerce, Indra Minsait usa visão artificial para clientes experimentarem itens comprados pela internet


Intitulada Retail Phygital Experience, solução usa inteligência em circuito de câmeras dos estabelecimentos físicos para fornecer imagens de diferentes produtos em tempo real. Além disso, solução permite agendar o horário de compra em diferentes estabelecimentos, contando sempre com o atendimento personalizado de um vendedor


O e-commerce brasileiro avança a passos largos: só no mês de maio (do dia 1º ao dia 24), o faturamento do setor atingiu a cifra de R$ 9,4 bilhões, aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. É possível comprar de tudo pela internet, entretanto, consumir produtos que necessitam de atendimento personalizado ou dependem muito da escolha baseada na visão – como bolsas, jóias ou alimentos frescos, por exemplo – ainda é um desafio. Pensando em resolvê-lo sem tirar os consumidores de dentro de casa, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente a ferramenta Retail Phygital Experience.

Trata-se de um sistema criado para que marcas possam fornecer toda a assistência possível aos clientes na hora de comprar online, permitindo a eles ver os produtos em tempo real e escolher exatamente quais deles serão entregues. Além da tecnologia empregada para tornar a visualização possível, os consumidores também contam com experiência de compra personalizada, prestada pelos próprios vendedores do local.

Em detalhes, a solução é composta por dois módulos: um que gerencia o agendamento de compras, permitindo que o cliente possa ser redirecionado ao atendimento imediato, caso assim queira, ou – caso esteja sem pressa – agendar uma data e horário para comprar naquele estabelecimento; e outro módulo, que facilita o contato remoto do consumidor com o vendedor que realizará o atendimento.

Este segundo módulo, baseado na tecnologia de visão artificial, aplica algoritmos a câmeras estrategicamente localizadas na loja e monitora automaticamente o vendedor. Com isso, as câmeras executam automaticamente toda a função de monitoramento, como focar nos produtos desejados pelo cliente e até mesmo de dar zoom caso seja necessário observar algum item com maior cuidado. Tudo para que o cliente “viva” a experiência de estar na loja e, também, para que o vendedor consiga desempenhar sua atividade da maneira mais natural possível.

“Estamos bastante satisfeitos com os benefícios que a solução pode trazer aos varejistas online, especialmente neste momento de pandemia, em que o crescimento exponencial das vendas realizadas por e-commerce tem demandado cada vez mais tecnologias para aproximar os clientes deste canal. Acreditamos que a Retail Phygital Experience já representa uma evolução do conceito de vendas pela internet, tornando possível aos clientes viver a experiência da compra física no meio digital, apoiando, sobretudo, as vendas em segmentos que têm seu consumo apoiado em detalhes, como moda, acessórios, e até mesmo produtos frescos”, afirma Marcelo Bernardino, head de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil.





Minsait


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