Pesquisar no Blog

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Cisto no joelho é perigoso?


Conheça como o problema se manifesta

Para quem não pratica atividades físicas regularmente, uma lesão no corpo pode passar até despercebida até que os sintomas piorem. Principalmente nas articulações, antes que o problema se manifeste de forma dolorosa ou visivelmente aparente, o paciente pode não perceber que este existe.

“A maioria dos cistos, por exemplo, não apresentam complicações, então você pode tê-los durante muito tempo antes de ir ao médico”, explica Daniel Carvalho, ortopedista esportivo.

O cisto de baker (ou cisto poplíteo), é um cisto cheio de líquido que causa uma saliência e dor atrás do joelho. Geralmente é resultado de um problema dentro do joelho que aumenta a produção do líquido sinovial, como na artrose.

Quando os sintomas começam a se manifestar, os principais são inchaço atrás do joelho ou na perna, dor atrás no joelho durante repouso ou após exercício, rigidez e incapacidade de flexionar totalmente o joelho.

O problema pode ser diagnosticado durante o exame físico e através da ressonância magnética, onde irá descartar outras doenças, como aneurismas ou tumores locais.

“Não há tratamento específico para os cistos. Em casos onde existe alguma lesão associada, como artrose, lesão de meniscos ou ligamentos, o foco é tratar estas lesões para diminuir a produção do líquido sinovial”, conta Daniel.

Punções ou tratamento com cirurgia são raros e indicados com muito critério. Caso você tenha dor ou inchaço no joelho, consulte seu médico.


Dr. Daniel Carvalho - Ortopedia do Esporte
@drdanielcarvalhoesporte
Endereço: Av. Sete de Setembro, 6496 – Seminário, Curitiba, PR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados