A campanha 'Trato
Feito' tem como propósito incentivar o acompanhamento médico, visando a
prevenção de riscos e o diagnóstico precoce de doenças
A campanha ‘Trato Feito’ foi lançada hoje, 15,
marcando o Dia do Homem, e tem como objetivo conscientizar o público sobre a
necessidade do protagonismo nos cuidados com a própria saúde, além de buscar a
desmistificação de tabus sobre exames de prevenção, já que eles são
responsáveis por diagnosticar doenças em estágios iniciais, quando há maiores
chances de recuperação e cura. A ação foi criada pela Astellas Farma
Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia
(SBU).
Uma pesquisa realizada em 2019 pela revista Veja
Saúde, em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, e com o apoio da
Astellas, entrevistou 2.405 homens de todas as regiões do Brasil, sobre os seus
hábitos e cuidados rotineiros com a saúde. Mais de um terço dos homens
relataram não ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. Mesmo acreditando que
cuidam da saúde, os dados mostram que 37% dos homens até 39 anos e 20% daqueles
acima dos 40, só visitam o médico caso sintam algum tipo de mal-estar. Os
índices são ainda mais altos nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, mesmo
que 37% dos entrevistados enxerguem o urologista como o médico do homem, 59%
deles não costumam visitar esse profissional. Esse cenário ocorre, mesmo quando
são apresentados sintomas característicos de condições como a bexiga hiperativa
e de hiperplasia benigna da próstata (HPB), como urinar muitas vezes ao dia,
gotejamento, perda de desejo sexual, problemas de ereção, entre outros. (1)
Quando é analisado o conhecimento dos entrevistados
sobre o câncer de próstata, temos um cenário similar ao anterior. Eles
demonstram ter algumas noções sobre a doença, no entanto ainda que 25% dos
entrevistados afirmem ter um familiar próximo já diagnosticado, 36% dos
participantes com mais de 50 anos afirmam não visitar o urologista. Desses, 10%
nunca realizaram o exame de PSA (exame de nível de hormônio necessário para o
diagnóstico da doença) e 35% nunca passaram pelo exame de toque retal,
fundamental para a detecção da doença em estágios iniciais. Além disso, 75%
discordam ou ignoram que o rastreamento do câncer de próstata deve começar mais
cedo entre os homens negros (1).
“Esses dados mostram que os homens ainda precisam
de muito suporte e incentivo para que não deixem de visitar o médico com
frequência e para que os exames de prevenção não fiquem em segundo plano.
Consultas de rotina são fundamentais para garantir o bem-estar geral e para o
rastreamento de doenças oncológicas. O diagnóstico precoce do câncer de
próstata resulta em maiores chances de cura e em uma melhor qualidade de vida
para o homem”, afirma Roberto Soler, diretor médico da Astellas.
Foi analisando o cenário levantado pela pesquisa,
que a Astellas, em parceria com a SBU, criou a campanha de conscientização
sobre a saúde do homem chamada ‘Trato Feito’. O objetivo é apoiar as operadoras
de saúde com conteúdo criado para diferentes plataformas, para que seja
possível alertar os homens a respeito da importância do acompanhamento médico
de rotina e para que haja um maior volume de diagnósticos precoces, o que
aumenta as chances de cura do paciente e reduz o custo do tratamento.
Atualmente a incontinência urinária e o crescimento benigno da próstata (HPB)
atingem, respectivamente, 15% e 50% dos homens acima de 50 anos (2). O câncer
de próstata é o tipo de câncer mais prevalente no Brasil, além do câncer de
pele não melanoma.
Serviço:
Para mais informações sobre a campanha ‘Trato
Feito’ acesse:
Prazo: a campanha ficará no ar até
março de 2021.
Astellas Farma Brasil
Referências
(1) Pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem
(2) Diretriz da Associação Europeia de Urologia
2020
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