Com o afrouxamento do isolamento social, estabelecimentos do setor de food service, como bares e restaurantes, poderão abrir respeitando regras de saúde e segurança em combate ao covid-19; especialista explica como se organizar
O setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) foi um dos
mais afetados pela crise do coronavírus. Segundo estimativas do IBGE, o ano de
2019 foi marcado por mudanças nos hábitos de consumo. Prova disso é o
crescimento do percentual dos recursos destinados à alimentação, que subiu de
31,1% em 2008-2009 para 32,8% no ano passado. Com a maioria dos
estabelecimentos fechados ou operando apenas por meio de entregas ou até mesmo
drive-thru, os pequenos e médios empresários precisam se organizar para a
abertura de seus negócios.
A expectativa para recuperar o prejuízo é grande.
Leonardo Almeida, CEO da Menu - startup que abastece os restaurantes conectando
os principais distribuidores e indústrias do mercado food service -, alerta
para a necessidade de negociar. “Para minimizar os impactos causados pelo
fechamento de bares, pizzarias e restaurantes, os estabelecimentos precisam
enxugar as suas contas. É importante que o comerciante busque por concessões de
crédito e, principalmente, renegocie seus custos fixos como o aluguel. Ele pode
pedir ao locatário para adiar o pagamento do mês atual. Após esse período, as
pessoas voltarão a comprar, em consequência o fluxo de caixa vai aumentar”,
comenta.
1. Entenda a real situação das suas dívidas
Durante a crise é comum ter contas atrasadas e
gastos inesperados. Com isso, logo as dívidas se acumulam.Por isso, o controle
efetivo do fluxo de caixa é essencial e capaz de evitar um cenário ainda pior.
Organize-se, coloque no papel quanto você está devendo, há quanto tempo e para
quem, incluindo até mesmo os pequenos débitos.
2. Aumente a preocupação com a higiene
O segmento de alimentação fora do lar já possui uma
série de cuidados relacionados à alimentação segura, que compreendem o manuseio
e a higiene de alimentos. Reforce isso ainda mais no seu estabelecimento, na
utilização de álcool em gel na entrada e saída de clientes, na limpeza de
mesas, cadeiras e balcões. Evite também o uso de suportes, como saleiros e
outros itens que ficam sobrepostos à mesa.
3. Garanta serviços futuros
Receber antecipadamente pelos serviços pode ser
extremamente útil neste momento em que você precisa aumentar seu capital.
Construir uma estratégia de voucher, cartão-presente e até cartão fidelidade
pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas criativas
de chamar atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar
esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.
4. Continue vendendo por meio de delivery
Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitas
pessoas não se sentirão seguras em frequentar esse tipo de espaço público. Por
isso, as entregas são fundamentais para garantir o atendimento daqueles que
ainda vão preferir pedir comida de casa.
5. Controle seu estoque de insumos
Invista em tecnologias que agilizam processos e
libere seu tempo para dedicar a outras atividades. Com a Menu é possível
melhores negociações com seus fornecedores, sofrendo menos interrupções para
recebimento nas lojas. A startup oferece um sistema de gestão de pedidos integrado
aos fornecedores e operadores logísticos. Além disso, outro diferencial está
relacionado ao abastecimento. A Menu centraliza o estoque e a entrega de seus
clientes em até 48 horas.
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