A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de
Shopping), constatou que para 91% dos lojistas o movimento de
clientes nos empreendimentos caiu após a reabertura do comércio em boa parte do
país. 55% disseram que o fluxo é muito baixo e 36% afirmaram que é baixo.
Apenas 9% dos lojistas afirmam que a movimentação é regular e ninguém
qualificou o movimento como "bom" ou "no mesmo nível anterior ao
da pandemia". Os dados constam de uma pesquisa finalizada em 16 de julho
com associados do segmento de alimentação, da cidade de São Paulo.
Com a regressão de alguns estados para fases de
alto contágio da pandemia do novo coronavírus, hoje cerca de 15% dos shoppings
estão fechados no país especialmente nos estados do Sul e Centro-Oeste que
registram alta nos casos.
Entidade aguarda ampliação do horário
Na mesma pesquisa os dados mostram que o fechamento
de shoppings no horário do almoço tem derrubado a movimentação de clientes. Na
mesma pesquisa, 64% acreditam que o fechamento parcial afasta os clientes do
shoppings. Para 36% a retomada tem sido positiva para que os clientes voltem
aos empreendimentos.
"No caso de São Paulo a abertura está
concentrada no final do dia e temos insistido com o governo estadual e com a
prefeitura na ampliação para 8 horas de funcionamento, nesse momento. Isso
permite a distribuição dos clientes ao longo dia e aumenta o fluxo na praça de
alimentação que foi totalmente readequada a uma nova realidade. O setor de
bares e restaurantes estão demitindo a cada dia por causa da situação ruim que
estão enfrentando. É preciso flexibilizar para auxiliar todos os segmentos do
comércio a passarem por essa fase.", salienta o presidente da ALSHOP.
Na última pesquisa divulgada pela ALSHOP boa parte
dos lojistas registram queda de até 60% no faturamento devido ao fechamento parcial
que não favorece as vendas por impulso que motivam o segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário