Com o distanciamento social em vigor em boa parte
do país por conta da epidemia de COVID-19, muita gente deve recorrer ao
comércio online para comprar presentes de Dia das Mães. Com as lojas físicas
fechadas, os varejistas de eCommerce estão apostando em promoções para
incentivar o consumidor a gastar.
“Quem for apostar no eCommerce deve prestar atenção
em detalhes importantes, como tempo de entrega e políticas de troca, além de se
assegurar de que está fazendo negócio com uma empresa séria”, recomenda a
gerente de marketing da Zebra Technologies no Brasil, Shirley Klein. A empresa,
que atua no Brasil há mais de quatro anos, oferece soluções que tornam as
operações de Varejo e eCommerce mais eficientes e competitivas.
Confira as recomendações da especialista para não
ter surpresas com os presentes de Dia das Mães.
- Compre em lojas online seguras
Para ter certeza de que você está fazendo um pedido
em um site seguro, preste muita atenção a revisões e comentários de outros
clientes na loja e em plataformas como o Reclame Aqui, e fuja daquelas com
críticas muito negativas e não resolvidas. No geral, as grandes varejistas já
possuem operações organizadas e robustas. Para obter mais informações sobre
lojas menores, recorrer às redes sociais é sempre uma boa opção. Investigue se
algum conhecido já fez negócio com a empresa e peça recomendações.
2. Preste
atenção nas políticas de pagamento
Antes de fechar o carrinho, confira se a loja conta
com selos e certificados de segurança que atestam que ela oferece um ambiente
de compra protegido. Além disso, busque saber se ela aceita o método de
pagamento que você pretende usar. Vale também ficar atento às variações de
preço para comprar à vista e a prazo. É comum que os eCommerces destaquem o
preço mais baixo, confundindo os consumidores que pretendem parcelar. Preste
atenção também em lojas que dividem, mas que cobram juros a partir de um determinado
número de parcelas. Caso você vá pagar com cartão de crédito, emitir um cartão
virtual apenas para aquela transação é uma maneira de proteger os dados do seu
cartão principal e minimizar o risco de fraudes.
- Verifique o tempo de entrega
Às vésperas do 10 de maio, preste atenção nas
condições de entrega que a loja oferece para ter certeza de que o presente vai
chegar a tempo, especialmente em tempos de operações sobrecarregadas por conta
do distanciamento social. Algumas entregam em poucas horas dentro dos grandes
centros por uma taxa extra. Dê preferência também para os varejistas que
oferecem rastreio do pedido, assim você consegue acompanhá-lo durante toda a
jornada, do centro de distribuição até o destino final.
- Considere a possibilidade de ter que trocar ou devolver
Antes de fechar o pedido, procure pelas políticas
de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. A maioria das
lojas online oferece frete reverso para trocas, assim você só precisa levar o
pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista. Com o
distanciamento social em vigor, certifique-se de que o site está oferecendo
prazo de troca ou devolução estendido, para não precisar sair de casa apenas
para isso.
- Desinfete os presentes assim que eles chegarem
Estudos indicam que o vírus que causa a COVID-19
pode permanecer em embalagens de papelão e plástico por horas ou até dias.
Portanto, descarte as caixas ou pacotes assim que eles chegarem em casa,
higienize os itens comprados com álcool e lave bem as mãos em seguida.
Zebra
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