Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A influência da baixa imunidade na saúde bucal


Especialista explica relação entre o sistema imunológico fraco e doenças bucais.
 
Quando estamos com imunidade baixa o sistema imunológico fica enfraquecido, se tornando mais suscetível à infecção por vírus, fungos e bactérias. Com isso, a saúde bucal também pode ser afetada, levando a uma série de problemas como, aftas, amigdalites, mau-hálito e inflamações na gengiva.
Gripes e resfriados são as doenças mais comuns de contrair em momentos assim. Por isso, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de cuidado bucal, explica que essas infecções levam ao bloqueio das vias nasais e, com isso, a respiração acaba sendo realizada pela boca, provocando alterações na mucosa bucal.
A especialista explica abaixo os sinais de baixa imunidade na saúde bucal: 

Herpes labial: para as pessoas que já contraíram o vírus, a herpes labial acaba sendo um reflexo de baixa imunidade e/ou momentos de estresse. Como não há cura para o problema, é importante evitá-lo com boa alimentação e qualidade de vida. "Caso a herpes tenha surgido é necessário redobrar o cuidado com a higiene bucal e das mãos, além de evitar ao máximo levar as mãos à ferida, para impedir o agravamento da herpes e a proliferação das bactérias e vírus", informa. 

Aftas: o enfraquecimento do sistema imunológico também pode causar o aparecimento de aftas na mucosa interna de lábios e bochecha. "As aftas são pequenas lesões inflamatórias e trazem incômodos ao comer e ao escovar os dentes. Ainda assim, é importante realizar a higiene bucal três ao dia para evitar que bactérias agravem o problema. E, caso a afta não desapareça depois de duas semanas é importante procurar auxílio médico", esclarece. 

Mau hálito: um dos principais fatores percebidos quando estamos com gripe ou resfriado é o mau hálito. A especialista explica que isso acontece porque as secreções nasais acabam passando da garganta para a boca, gerando o mau cheiro. Além disso, a respiração pela boca também contribui para a alta concentração da chamada saburra lingual, principal causa da halitose (mau hálito). Para evitar o problema durante um quadro gripal, é importante estar atento a higiene bucal diária, não esquecendo da limpeza interdental com fio dental para tirar o acúmulo dessa saburra lingual que fica entre os dentes.
Por fim, a profissional pontua que caso algum desses sintomas na boca persistam mesmo após a recuperação da imunidade e da gripe, é importante procurar ajuda médica para ter diagnóstico correto do problema e receber o devido tratamento.



GUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados