Levantamento
#MS360FAAP mostra que, em 2019, houve crescimento no número de fãs de páginas
em quase todas as categorias analisadas dentro da rede social
“Muitos estrategistas digitais acreditaram que a perda de um público mais jovem mataria o Facebook. Mas os dados mostraram que não foi isso que aconteceu”, explica Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP e um dos pesquisadores que trabalham no estudo.
De acordo com Adriano Cerullo, professor da área de Comunicação e Marketing da FAAP, que também colabora com o estudo, esta pode ser uma indicação de que as marcas estão investindo em conteúdo de mais qualidade, o que promove maior engajamento do público. “No primeiro trimestre de 2019, 67% das postagens no Facebook, dentro dessa categoria, eram orgânicas. Nos últimos três meses do ano, esse índice saltou para 73%”, aponta.
A pesquisa também apontou que o setor de “Bens de Consumo” é o que mais impulsiona postagens no Facebook. As empresas dessa categoria investiram em 61% dos seus posts.
Instagram continua bem
Se o crescimento do número de fãs nas páginas do Facebook traz alguma surpresa, os pesquisadores não se espantaram com a confirmação da tendência de subida do Instagram. Tanto Celebridades quanto Marcas cresceram em número de seguidores.
No início de 2019, as primeiras eram acompanhadas, em média, por 9.646.755 perfis. Terminaram o ano com 11.776.636, registrando um crescimento de 22%. Já as marcas iniciaram o ano passado com média de 1.588.034 seguidores e fecharam 2019 com 1.954.007, ou seja, um aumento de 23%
“Proporcionalmente, os crescimentos foram muito parecidos quando olhamos o ano como um todo. Sinal de consolidação da plataforma e também das estratégias das marcas presentes nela”, afirma o professor Adriano.
Ainda assim, a média de novos seguidores, no quarto trimestre de 2019, foi de 147.462 para as marcas e 670.876 para as celebridades.
O levantamento também apontou que apenas 2% das interações com as celebridades no Instagram são feitas por meio de comentários. A imensa maioria (98%) ocorre por likes. As marcas fizeram, em média, 22 publicações no Instagram por semana, número que também contemplou os stories.
Sobre a pesquisa
O #MS360FAAP é uma parceria do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) com a plataforma de monitoramento Socialbakers, que analisa, trimestralmente, a evolução dos números relativos às 100 marcas e celebridades com mais seguidores no Facebook e Instagram. O conteúdo completo do estudo pode ser conferido em http://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp
Sobre a Fundação Armando Alvares
Penteado (FAAP)
Sustentada em três pilares – tradição, cultura e inovação
– a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de
graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de
aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e
eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo,
a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.
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