Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Síndrome metabólica: como novos hábitos podem auxiliar em sua prevenção


Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são essenciais


Os hábitos de vida, de uma pessoa, podem revelar muito sobre o seu estado de saúde e também sobre como está o funcionamento do seu corpo. Um estilo de vida predominantemente sedentário, aliado a uma alimentação irregular, por exemplo, pode ser a chave para diversos problemas de saúde, como os cardiovasculares, é o que explica o Dr. Renato Leça, coordenador das disciplinas de Medicina Integrativa e a Nutrologia com Prática Ortomolecular de Faculdade de Medicina do ABC e consultor da Biobalance.

Um estudo promovido pela OMS, coletou dados por um período de 15 anos e revelou que cerca de 47% dos adultos brasileiros não praticam atividades físicas com frequência. Tal cenário é responsável pelo aumento de problemas cardiovasculares e até o desenvolvimento da síndrome metabólica, comenta o Dr. Renato.

Definida como um conjunto de fatores que aumentam o risco de disfunções cardiovasculares, a síndrome metabólica pode comprometer muito a saúde. Renato explica que ela é caracterizada pela presença de, pelo menos, três dos seguintes fatores de risco: obesidade, pressão alta, baixo colesterol bom (HDL), alteração de glicemia e alta concentração de triglicérides.

No entanto, tal condição pode ser prevenida através de uma simples troca de hábitos. Começar a praticar atividades físicas e ter uma preocupação com a qualidade da alimentação, são um dos elementos chave. Renato explica que inserir o ômega-3, através de alimentos ou até mesmo de suplementos, pode contribuir na redução dos sintomas da síndrome.

Estudos mostram que a suplementação com o óleo de peixe, aliado a prática física, auxilia na redução de diversos fatores de risco da síndrome metabólica. Um trabalho científico, realizado em 2018, avaliou os efeitos da combinação de alimentos funcionais e do ômega-3 em pacientes com a desordem. Os resultados mostraram que, a suplementação do ácido graxo contribuiu com a redução da concentração de triglicérides no sangue dos participantes. Tal dado reforça a importância da mudança de hábitos para se ter uma vida mais saudável, esclarece o Dr. Renato Leça.




Fonte: Renato Leça, Coordenador das Disciplinas de Medicina Integrativa e de Nutrologia com Prática Ortomolecular da Faculdade de Medicina do ABC. Consultor da Biobalance. CRM-SP 58.672


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados