Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Novembro Roxo - 17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade




Caminhadas pela Prematuridade reúnem centenas de pessoas no Brasil Promovidas pela ONG Prematuridade.com com apoio de organizações privadas e públicas, ações ocorreram em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia


“Nós precisamos falar sobre a Prematuridade. Esta é uma questão de saúde pública e que pode, inclusive, ser prevenida”, disse Aline Hennemann, vice-diretora da ONG Prematuridade.com na abertura da Caminhada que ocorreu ontem (10/11), em São Paulo. No mesmo final de semana, ações similares ocorreram no Paraná (Curitiba), Uruguaiana e Passo Fundo (Rio Grande do Sul), Juiz de Fora (Minas Gerais), Salvador (Bahia) e em Florianópolis (Santa Catarina).

Saindo do vão livre do MASP, quase uma centena de pessoas – pais, mães, amigos e familiares de prematuros – percorreu um quilômetro da Avenida Paulista, chamando atenção para a causa. Entre os participantes, o médico obstetra e ginecologista dr. Jeferson Luís Alves, que também é prematuro, falou sobre a importância dos cuidados com o prematuro e sua família. “A enfermagem é muito importante para a prematuridade. Precisamos falar mais sobre o tema, levar informação para famílias, falar sobre a importância do pré-natal. A medicina evoluiu muito, há novos recursos, mas também precisamos conhecer os riscos e atuar na prevenção”, disse.

Ao lado dele, o PM Tenente Flávio Gonçalves se juntou ao grupo – sua história vem reverberando em todo o Brasil após a morte de sua noiva na porta da igreja, em São Paulo. Sua filha Sophia, prematura, saiu da incubadora no sábado, dia 9. “Minha dor não pode ser maior do que o meu amor pela minha filha”, disse, emocionando, complementando que “minha causa é roxa e me vejo um pouco mãe também. Quero construir um hospital público que seja referência no Brasil para a causa da prematuridade”, complementou.

O objetivo das ações, realizadas em todo o Brasil no mês de novembro, é chamar a atenção para a causa: hoje, 10% dos bebês que nascem no País são prematuros, o que representa cerca de 330 mil crianças. Os números são alarmantes e, com base em um estudo realizado na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis (MT), apresentado em 2017, o custo para a saúde pública é de R$ 15 bilhões por ano, considerando a média de custos diários por paciente na UTI neonatal, que é de R$ 934,48.


Estudo exclusivo

Um estudo realizado pela ONG a partir de dados compartilhados por 3 mil pais, familiares e amigos de bebês que nasceram prematuros no Brasil, aponta que, em média, os prematuros nascem com 32 semanas, pesando 1,4 quilos e com comprimento de 38,4 centímetros.  Outro dado aponta que o tempo de internamento do recém-nascido é de 51 dias e entre as intercorrências mais citadas estão hemorragia, anemia, transfusões de sangue, icterícia e apneia.

Através da sondagem, a ONG apurou também que 12,4% dos prematuros ficaram com sequelas sendo que a dificuldade motora é a mais comum, com 40,1% dos casos. Em seguida aparecem os problemas respiratórios com 34,4%, a dificuldade visual com 21,4% e as dificuldades nutricionais e alimentares com 14,5%. 

Das quatro dificuldades motoras apresentadas as mais citadas foram a paralisia cerebral (16,7%), atraso no andar (16%), atraso motor (12,4%) e não andaram (8,7%).


Próximas Ações

Para chamar a atenção para o Novembro Roxo, que tem o Dia Internacional da Prematuridade lembrado na data de 17, a ONG Prematuridade.com realizará uma série de ações no País.


Sobre a ONG Prematuridade.com 

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - ONG Prematuridade.com é a primeira organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros, atuando em âmbito nacional. A ONG foi fundada por Denise Leão Suguitani, nutricionista, mãe de 2 filhos, quando ela trabalhava em uma UTI Neonatal de Porto Alegre (RS). Em sua vivência diária, percebeu que os pais tinham dificuldades de encontrar conteúdo confiável sobre bebês prematuros na internet. Assim, surgiu o blog Prematuridade.com, que rapidamente acabou tomando proporções maiores, tornando-se um portal. Em novembro de 2014, Denise fundou a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, entidade pioneira que se dedica à causa dos bebês prematuros em âmbito nacional. Hoje são 3 mil famílias cadastradas, 40 voluntários e 18 estados brasileiros com presença da ONG.




Evento: II Caminhada da Prematuridade de Santos (SP)                             
Data:  17 de novembro
Hora:  a partir das 9h 
Local: Concha Acústica                                                                                
Entrada: Gratuita


Evento: I Encontro da Prematuridade de Chapecó (SC)                                               
Data: 17 de novembro
Hora: a partir das 14h30
Local: Praça Emílio Zandavalli
Entrada: Gratuita



Evento: IV Caminhada da Prematuridade RS
Data: 17 de novembro de 2019
Horário: A partir das 9 horas
Local: Parque da Redenção ao lado do Expedicionário - Porto Alegre
Entrada: Gratuita


Missa em homenagem aos pais de prematuros
Data: 17 de novembro de 2019
Horário: 16 horas
Local: Catedral Metropolitana – Porto Alegre
Entrada: Gratuita


Spa da Prematuridade – Anjas de Batom – Porto Alegre
Data: 17 de novembro de 2019
Horário: a partir das 13 horas
Locais: Santa Casa de Poa, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Hospital Criança Conceição, Hospital Fêmina, Hospital São Lucas da PUCRS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados