Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL: POR QUE OS HOMENS SE CUIDAM MENOS QUE AS MULHERES?


                                                             
Enfim chegou novembro, mês selecionado para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ultimamente tenho notado que a simbologia do mês vem ultrapassando esse único significado e tornando-se cada vez mais um mês de conscientização para os diversos problemas de saúde físicos e mentais que podem afetar os homens.
Acho que já é de senso comum saber que eles, no Brasil, vivem menos. Segundo o portal do Ministério da Saúde, em média, homens vivem sete anos a menos do que as mulheres. Um dos fatores é a exposição a situações de risco, como violência e acidentes de trânsito e de trabalho, consumo de álcool e outras drogas com maior frequência e por último, mas não menos importante, a falta de atenção à saúde. Eles são mais propensos a terem doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. E mais do que um fator genético, a consequência disso tudo se dá por uma falta responsabilidade com seu bem-estar, pois muitas doenças podem ser evitadas se existe prevenção, consulta de rotina e diagnóstico precoce.

Consigo notar dentro do meu próprio consultório que homens não costumam buscar ajuda médica por fatores culturais, já que infelizmente está enraizado na nossa cultura que é da natureza masculina um certo descaso com a saúde. A essência da masculinidade atual é baseada em provar para que ser “macho” a todo mundo é necessário um fechamento emocional, não cuidar de si e sempre liderar as relações de poder. O que torna a vivência deles extremamente tóxica, pois a qualquer ponto fora da curva é indicação que ele não está prestando seu papel na sociedade. Um pensamento totalmente errado.

Nesse sentido, fazer acompanhamento médico e procurar formas de prevenção de doenças é essencial para homens e mulheres.  A Microfisioterapia, por exemplo, consegue detectar fragilidades causadas pelo estresse, excesso de sobrecargas, de cobranças, fatos comuns de se encontrar na figura masculina, agindo não só nos sintomas, mas de forma preventiva. Dentro da Fisioterapia Integrativa o foco principal seria o gerenciamento de estresse e educar a responsabilidade do autocuidado com a saúde, priorizar um momento para si é de suma importância para todo ser vivo.

É importante superar esses paradigmas, o nosso subconsciente pode tentar nos sabotar muitas vezes em respostas padrões que aprendemos ao longo da vida, mas é preciso sempre lembrar como é importante cuidar de si.  Quando entendemos que somos responsáveis por exatamente tudo que vivemos: o que atraímos; nossas reações perante as atitudes dos outros; nossos sentimentos e nossas atitudes, tudo fica mais fácil. E lembre-se ninguém causa nada a nós, a não ser nós mesmos através daquilo que permitimos.






Juliana Denardi - fisioterapeuta formada pela PUC-PR, especialista em Integratividade e Microfisioterapia pelo Instituto Salgado Filho. CREFITO 129393-F.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados