Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ATENÇÃO REDOBRADA PARA CANDIDÍASE NO VERÃO


 Mulheres são mais afetadas, mas homens alérgicos também sofrem da doença


Com altíssimas temperaturas, aumento da transpiração e uso constante de roupas de banho (sungas e biquínis), associado a utilização indiscriminada de cosméticos, os dias de verão formam a combinação perfeita para o surgimento de diversas doenças. Mas, embora pouco falada, é enorme nesta época o número de pacientes com uma doença pouco conhecida, a candidíase de repetição, que muitas vezes pode aparecer através de processos alérgicos mal controlados.

Apesar de ser a forma mais comum, a candidíase não é transmitida apenas por vias sexuais, podendo ser causada por má alimentação, estresse, sedentarismo ou até herança genética. Mas um dos fatores que mais propicia seu surgimento nesta época do ano é o aumento da alergia pela transpiração excessiva.

"Um paciente alérgico desvia naturalmente seu sistema imunológico para o combate da alergia, facilitando o aparecimento de diversas doenças, entre elas a candidíase", comenta o Alergista Marcello Bossois, Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia. " Desde o início dessa temporada de calor acima do normal, atendo diariamente diversos alérgicos com quadros de candidíase em diferentes partes do corpo", completa.

Ainda que menos frequente se comparada a forma genital, a candidíase pode, sim, se manifestar em qualquer parte do corpo humano, desde uma candidíase na boca, até uma candidíase intestinal de repetição. A doença é deflagrada pelo crescimento desordenado de um fungo, o Cândida Albicans, organismo que habita em todos os mamíferos, por toda parte, presente do ânus à boca.

Todos estão sujeitos a sua aparição, mas as mulheres são as mais afetadas, resultando em cerca de 70% dos casos da doença, principalmente pela candidíase vaginal de repetição. Isso ocorre devido a alta exposição da região genital da mulher ao surgimento de fungos e bactérias, além do desequilíbrio hormonal que ocorre nos ciclos menstruais. 

Por isso, todas as mulheres devem estar atentas aos sinais dessa forma da doença, que se manifesta em corrimentos de líquidos brancos ou amarelados, coceiras na região genital e desconforto durante a relação sexual.

O controle da Candidíase não deve ser feito de forma isolada, apenas com a utilização de medicamentos, mas sim através de uma conduta de tratamento holístico - dessa forma o paciente manterá estável suas taxas de Cândida em todo o organismo. "Os remédios são muito importantes para combater as reações da doença, mas o uso constante de antibióticos e antifúngicos pode esconder as causas do problema, camuflando os incômodos da doença", alerta Dr. Bossois.

O equilíbrio da população do fungo está associado ao controle dos processos alérgicos, uma dieta apropriada para a doença, prática constante de atividades físicas e o uso de probióticos - os lactobacilos que equilibram os índices da Cândida Albicans. Outra importante forma de manter o paciente livre dos incômodos é fazer a aplicação de imunoterapia, as vacinas para o equilíbrio do sistema imunológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados