Escovar os dentes em pouco tempo, deixar de passar
o fio dental, ou, usar muito creme dental durante a escovação são hábitos
comuns de muitos brasileiros, mas que podem prejudicar a saúde dos dentes. Para
ajudar na higiene bucal adequada, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e
consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal, lista quatro curiosidades
sobre saúde bucal:
1. Ao deixar de passar fio você deixa de limpar 35% da superfície dos dentes
Acredita-se que usar apenas a escova e creme dental são suficientes para uma higiene bucal adequada, no entanto, os espaços próximos a gengiva e entre os dentes, só são higienizados através do uso do fio dental. “O fio dental é necessário para remover os alimentos que estão entre os dentes, afim de se evitar a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de bactérias”, informa. Itens alternativos ao fio dental tradicional, como fio dental com haste e palitos interdentais também são eficazes para limpar a região da gengiva, e são mais práticos.
2. O tempo correto de escovação é de 2 min
Para escovar os dentes de forma eficaz é necessário escovar cada arcada por um minuto, para que todos os espaços sejam limpos corretamente. Além disso, vale lembrar que a escova deve estar posicionada a 45º graus em relação ao dente.
3. Usar muito creme dental prejudica a escovação
O ortodontista explica que o excesso de creme dental na escova não promove uma melhor limpeza, ao contrário, ele vai diminuir o atrito das cerdas da escova com a superfície dentária. Resultado: a limpeza não será 100% eficaz. Utilizar o equivalente a um grão de ervilha já é o suficiente.
4. Dentes mais brancos não são sinônimo de saúde
Apesar da popularidade de tratamentos para clareamento dental, o especialista aponta que é natural que os dentes amarelem com o envelhecimento e também devido a alguns itens da alimentação. Além disso, o uso de clareadores sem a supervisão do dentista pode ser prejudicial a integridade do dente. “Por isso, é importante tomar cuidado com tratamentos “feitos em casa”, pois eles são agressivos ao dente prejudicando de forma permanente e irreversível a estrutura dentária, ou seja, o esmalte dental. Clareamento somente com a recomendação e supervisão do dentista”.
Dr. Fábio Bibancos -- Consultor da GUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário