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Crédito: Envato Elements
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Com as
transformações e demandas que as novas tecnologias fazem surgir, apostar em um
novo negócio nos dias atuais é um desafio para muitos brasileiros; especialista
em negócios digitais Bruno Pinheiro, CEO da Be Academy- Edtech de empreendedorismo digital -
dá dicas para ter sucesso ao empreender online
Por conta do alto índice de desemprego
que atinge o país, o número de empreendedores cresce todos os dias. Segundo uma
pesquisa realizada pelo Sebrae/IBQP em 2017, o número de empreendedores entre
18 a 34 anos na fase inicial cresceu de 50% para 57%. O problema é que muitos
deles, por não seguirem um planejamento e não se manterem atualizados com as
mudanças no mercado, fecham as portas antes mesmo de o negócio completar cinco
anos.
De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Be Academy - primeira Edtech de empreendedorismo
digital do Brasil, o número de empreendedores também têm aumentado por conta do
perfil do jovem de hoje, que busca independência. “O problema é que o
empreendedorismo tem mudado depois do avanço tecnológico e muitos ‘mergulham’
nesse mundo achando que é uma jornada fácil, porém, a concorrência está maior e
os consumidores mais exigentes”, avalia o especialista.
Para Pinheiro, o que tem causado as
principais dificuldades no empreendedorismo é a disrupção do mercado em geral,
que encontra-se em constante mudança. “Quem não apostar no digital - como
e-commerces, blogs e aplicativos - vai ficar para trás. Não importa o setor, o
perfil do consumidor é outro, as pessoas querem mais praticidade e economia”,
completa.
Abaixo, Pinheiro lista dicas para os
novos empreendedores digitais:
Invista em um curso
Realizar um curso de empreendedorismo
de capacitação, muitas vezes, é uma questão deixada de lado para quem está
começando - principalmente os jovens, que alegam não terem tempo. Porém, mesmo
para aqueles que colocam a praticidade em primeiro lugar, já existe a opção de
procurar uma Edtech de Ensino à Distância, que ensina as melhores técnicas para
empreender nesse meio digital.
“Uma
escola de negócios irá mostrar o passo a passo para acompanhar as tendências,
ensinar a fazer uma pesquisa do cenário do mercado em que você deseja investir
e, o mais importante, irá te munir com as ferramentas para saber usar as redes
sociais ao seu favor e atrair clientes”, salienta Pinheiro.
Siga um planejamento
Se você quer empreender em 2019, será
preciso ter em mente que o começo nunca será fácil e, provavelmente, não irá
ganhar muito dinheiro nos primeiros meses, ou no primeiro ano. Para aqueles que
pensam que empreender é mais fácil do que ficar em um emprego fixo, podem estar
muito enganados. É preciso dedicação, foco e organização.
“A questão do tempo é primordial no
início. Recomendo, que pelo menos no começo, não deixem o emprego atual, mesmo
que a rotina se torne cansativa. Trace um planejamento, coloque em ordem de
prioridade o que deve ser feito e espere o seu negócio decolar - mesmo que isso
te custe menos horas de sono”.
Fique por dentro das novidades do
mercado digital
Como grande exemplo do mercado digital,
podemos citar o Netflix, o Rappi, IFood, Uber, entre outros. É possível
perceber que a tendência de baixar um aplicativo e receber um produto em casa,
por meio de um serviço online, já invadiu a maioria dos setores - seja
alimentação, transporte, saúde, entre outros. E a expectativa é que, nos
próximos anos, cada vez mais serviços digitais ganhem força, e algumas
profissões deixem de existir.
“Quando for pensar na ideia do seu
negócio, pesquise o cenário, cheque se este segmento será promissor e se existe
uma forma de trazer a ideia para o meio digital. Isso certamente te ajudará a
alcançar o sucesso”, diz ensina Bruno.
Saiba
usar as redes sociais a seu favor
Gravar
vídeos de qualidade, escrever textos com palavras-chaves atrativas para o blog
da empresa, criar artes e imagens que chamem a atenção do leitor e de um
potencial cliente, são medidas essenciais que devem estar incluídas no plano
empreendedor.
“Crie
um Instagram, um site - que contenha um blog com textos de relevância-, uma
página no Facebook, no LinkedIn e, se preciso, até um canal no Youtube. Tudo
que puder fazer para ser visto é válido”, comenta.
Seja
resiliente
Você
sabe o significado da palavra resiliência? É a capacidade do ser humano de
lidar com problemas, se adaptar a mudanças e momentos estressantes. Essas
ocasiões não ocorrem apenas para quem tem que lidar com um chefe. Para quem deseja
empreender, os desafios também surgem no meio do caminho, e farão com que você
queira desistir em diversos momentos.
“Por conta da
concorrência e das exigências do consumidor moderno, empreender no meio digital
não é fácil. Você terá que ficar de olho nas últimas tendências do mercado e
segui-las. Caso contrário, correrá um grande risco de ficar para trás e entrar
naquela porcentagem das empresas que fecham as portas antes dos cinco anos de
vida”, alerta Pinheiro.
Bruno
Pinheiro - CEO e fundador
da Be Academy - a primeira Edtech focada em
negócios digitais - é considerado um dos maiores especialistas em
empreendedorismo online do país. Autor do best-seller "Empreenda
Sem Fronteiras", da Editora Gente, Pinheiro é responsável por formar
mais de 17 mil alunos.
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