Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de abril de 2019

Queda de temperatura, poluição e infecções respiratórias são responsáveis por cerca de 85% dos quadros de tosse


Pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz explica a importância de investigar as doenças que apresentam a tosse como sintoma


O Outono começou, a temperatura e a umidade do ar já estão caindo, a poluição atmosférica deve aumentar e os ambientes ficam mais fechados. Estes fatores fazem com que alguns vírus circulem mais pelo ar, proporcionando aumento no número de infecções e crises de doenças respiratórias. Todas essas causas são responsáveis por 85% dos casos de tosse, que diferente dos que a população em geral pensa, é um sintoma e não uma doença. Além disso, trata-se de um dos principais motivos de procura de atendimento médico durante as estações mais frias do ano, chegando até a triplicar em relação ao Verão e Primavera.

Segundo Prof. Dr. Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a classificação da tosse é feita de diversas maneiras. Primeiro é avaliado se é seca ou com secreção, depois o tempo de duração, sendo considerada aguda até três semanas, subaguda de três a oito semanas e crônica acima de oito semanas. "O tratamento vai sempre depender da causa, por isso é importante investigar a tosse e tratar a doença geradora do sintoma. A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório, que visa limpar as vias áreas. É um aviso de que existe um processo irritativo", explica o médico.

A tosse pode ser desencadeada por diferentes órgãos do corpo, sendo um sintoma de diversas doenças. As mais comuns são as infecções ou inflamações das vias áreas, como rinite, sinusite, e as doenças crônicas pulmonares, como asma, bronquite crônica, DPOC (Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica), enfisema pulmonar, neoplasias pulmonares e também a tuberculose. Existem também as desencadeadas por doença do refluxo gastroesofágico.

A mudança de temperatura durante Outono e Inverno também favorece o aparecimento de gripes e resfriados, além de piorar a reatividade dos brônquios. Se não forem bem tratados, podem ocasionar crises de tosse. "Em dias frios é comum que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados, sem a devida circulação de ar, contribuindo para desencadear doenças respiratórias, além de favorecer a transmissão de gripes e resfriados", afirma. Essa época do ano também provoca maior contato com ácaros comumente presente em roupas de lã e cobertores que ficam guardados durante a maior parte do ano e desencadeiam crises de alergias respiratórias.

Ainda de acordo com o médico é preciso ter cuidado com a automedicação. "Uso de xaropes e outros remédios, além de não ajudar a tratar a tosse, ainda podem trazer complicações em relação a doença causadora desse sintoma", comenta Fiss. Além de procurar um médico, a pessoa deve tomar bastante líquidos que vai ajudar na expectoração.


Prevenção

Entre as medidas de precauções indicadas pelo Prof. Dr. Elie Fiss para prevenir crises dessas doenças que causam a tosse estão: evitar ambientes fechados, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir, beber bastante água, evitar o acúmulo de poeira e deixar os ambientes bem ventilados, lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas guardadas por muito tempo. Também é recomendada a lavagem nasal com solução fisiológica para aliviar a irritação.





Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados