Especialista em
gestão de pessoas fala da importância do uso da tecnologia e personalização do
atendimento ao cliente para esse segmento
Visto a
modernidade em que nos encontramos, com atualizações e inovações tecnológicas,
nossa realidade passa por diárias transformações que tornam alguns hábitos e
costumes imediatistas. Por este motivo, muitas profissões estão entrando em
extinção ou perdendo sua funcionalidade, como é o caso de estabelecimentos
locais e familiares.
Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de
pessoas, com especialização em Harvard – Graduate School of Education, diretor
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as profissões
que não se adequarem às mudanças e necessidades atuais tendem a ser engolidas.
"É preciso reinventar a profissão. Além da personalização, deve-se pensar
no público do negócio e como atingi-los. Para isso, é preciso ir até o cliente,
fazer um atendimento personalizado, oferecer soluções inovadoras e uma
extraordinária experiência", destaca.
Sebos, locadoras de filme, alfaiates e mais
profissões de comércio local costumam funcionar em estabelecimentos pequenos e
de bairro, gerando uma característica muito comum entre eles que é fato de
costumarem ser negócios entre família que são passados entre as gerações.
Por conta deste formato, muitos não se atualizam
frente às inovações disponíveis para os afazeres cotidianos. Pensando nisso,
Slivnik ressalta que a relação com o cliente pode ser um ponto para equilibrar
essa questão. "Conversar com os clientes pode ser uma estratégia muito
barata e impactante, o que proporciona uma maior probabilidade de ótimos
resultados. É preciso estar atento às necessidades para gerar novas
oportunidades", informa o especialista.
Dentro desse cenário de trabalhar com a família, o
gestor destaca a importância de saber separar relação profissional e pessoal, a
fim de que o negócio possa ser produtivo e a relação familiar mantida de forma
saudável. "É preciso muita conversa e ter valores familiares sólidos, caso
contrário, a tendência é destruir o negócio e, infelizmente, a família",
informa.
Sobre os vínculos emocionais, é preciso saber suas influências,
mas ainda assim reinventar e ressignificar a profissão e a forma de se fazer
negócio, a fim de entender as necessidades específicas da nova geração de
consumo para perpetuar essas profissões consideradas antigas e o
estabelecimento possa continuar atendendo seus clientes e gerando bons
resultados.
Slivnik salienta que "a mudança de mercado
acontece diariamente", e separou cinco dicas para quem tem um negócio de
família para que ele possa se perpetuar entre mais gerações. Confira!
- Nunca
leve discussões do trabalho para dentro de casa. É preciso saber separar
para que as relações sejam sustentáveis.
- Defina
claramente o papel de cada um e respeite as decisões tomadas.
- Defina
um líder que tomará a decisão final nas discussões. Quando alguém tem, previamente
combinada, essa função, fica mais fácil aceitar as decisões.
- Fique
atento à mudança de comportamento dos clientes. Escute eles, entenda o que
eles verdadeiramente querem e esperam de você.
- O
melhor marketing é aquele que o seu cliente faz do seu negócio. Não
simplesmente atenda as necessidades do seu cliente, exceda e vá além do
que ele espera de você. Com isso, com certeza ele voltará e, melhor, trará
novos clientes!
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor
de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor
executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL
(EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management
(SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional
com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante
Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston / EUA). www.slivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário