Orientadora educacional e psicóloga do Colégio
Humboldt dá dicas para que pais estejam tranquilos com o retorno ou início das
atividades escolares
A
volta às aulas é um momento de mudança na vida das crianças, seja devido à
rotina escolar que começará novamente e os pequenos terão que deixar o conforto
de suas casas diariamente, ou então porque é o início de um novo ciclo e alguns
estarão adentrando ao ambiente escolar pela primeira vez.
De
acordo com Karin Kenzler, psicóloga e orientadora educacional do Colégio
Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada
em Interlagos, em São Paulo, algumas dicas que podem auxiliá-los são: “ajude
seu filho a organizar o material, separar o uniforme, encoraje-o, mostre ou
retome as coisas que são legais e significativas, o quanto será prazeroso reencontrar
ou conhecer novos amigos”.
Abaixo,
ela compartilha cinco dicas para que as famílias se organizem e retomem a
rotina escolar.
1-Traçar
objetivos para o ano letivo:
Pensar
em metas para o ano letivo como fazer as lições em dia, estudar com antecipação
para as provas, passar direto, fazer novos amigos, é o passo inicial para a
realização de qualquer projeto.
A
família propor se reunir e se ajudar, perguntando ao filho quais as
expectativas para o ano, é vista como uma iniciativa bem saudável, algo compartilhado,
pois não é só responsabilidade da criança ir bem na escola. “É uma iniciativa
positiva a família se reunir para que cada membro compartilhe suas expectativas
e planos para ao ano, motivando a criança a fazer o mesmo. A discussão é
válida, pois aquece para o tema escola que está por vir e cria um clima
favorável ao sucesso.”
2-Voltar
à rotina de forma gradual:
Não
deixar para voltar de viagem na véspera da volta às aulas, para que a criança
tenha tempo de se organizar e voltar à rotina de dormir e acordar mais cedo.
Para
o aluno retomar a rotina do contexto escolar, a dica é voltar de uma viagem de
férias dois dias antes. “Se a família programa uma viagem, antecipar o retorno
em dois dias auxilia a criança a retomar o ritmo e a organizar o horário, de
forma gradual. O aluno também deve tentar dormir sempre mais cedo nesses dias”.
3-Cuidar
da organização do material:
A
compra e organização do material também é uma atividade que ajuda no processo
de volta às aulas, preparando o aluno psicologicamente para a retomada dos
estudos.
Focar
na organização do material escolar, mala, lancheira e uniforme como se
estivesse se preparando para uma partida de futebol, auxilia a retomada de
forma animada, além de encorajar e motivar a criança. “É como num pré-jogo, em
que atletas fazem pensamento positivo e bolam sua estratégia: neste ano, vou
tentar fazer lição, estudar com antecipação, dar o máximo de mim...”, diz
Karin.
4-Fazer
um planejamento das atividades:
Fazer
uma agenda semanal com os horários das aulas e atividades extracurriculares
separando também, tempo para os estudos, lazer e esportes, e um calendário
mensal para inserir as datas de provas, entrega de trabalhos, eventos e
feriados.
O
ideal é fazer uma agenda semanal dos filhos, para que todos compartilhem o que
a família vai fazer, pois a criança não tem a noção de tempo como um adulto
tem. Com um planejamento semanal do dia a dia e um mensal, a família consegue
se programar ao longo do ano com férias, viagens, passeios e provas. “Tudo o que
programamos tem mais chances de dar certo e é possível fazer ajustes ao longo
da jornada, além de todos ficarem sabendo como vai o andamento das atividades
de cada um. Isso gera menos ansiedade e todos se ajudam também”, indica a
orientadora educacional.
5-Cuidar
do emocional das crianças e adolescentes:
Conversar
e checar os sentimentos da criança em relação ao ano escolar permite trabalhar
eventuais ansiedades e medos, assim como balizar expectativas e buscar
motivações.
É
preciso estar ao lado da criança e transformar o momento de ansiedade em um
momento gostoso e agradável. Os pais devem questionar como a criança está para
começar mais um ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas
expectativas e angústias de acordo com o estado emocional. “É importante que a
família converse a respeito das emoções para que a criança esteja preparada
física e psicologicamente para fazer frente às exigências escolares”, diz
Karin.
5.1-Recompensa e ameaças
Além
disso, cobranças como “se você tirar nota azul, te dou um iPhone”,
colocam mais expectativa na criança, podendo gerar muita ansiedade. “A
motivação não deve vir por meio de recompensa, mas sim, pelo próprio benefício
do aprendizado e aquisição de conhecimentos que será significativo pela vida
afora e futuro sucesso profissional. Ela precisa entender que é capaz de dar
conta, e de que a aprendizagem é um processo contínuo na vida”, completa Karin.
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