Para melhorar experiência de ensino,
instituições brasileiras deverão inserir metodologias on-line para avançar no
mercado, como gamification, blended learning e apps
Diante
de um cenário incerto, complexo e ambíguo, a educação pode fazer a diferença no
futuro. De acordo com o levantamento internacional a longo prazo Educação
2030, feito pela OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development),
serão necessárias novas soluções educacionais já que o mundo está em constante
mudança social, econômica e ambiental. Deverão ser traçados objetivos mais
amplos na educação, como o bem-estar individual e coletivo; e certamente
será desenvolvido um novo conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e
valores nos estudantes.
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A
curto prazo, segundo Elton Ivan Schneider, diretor da Escola de Negócios do
Centro Universitário Internacional Uninter, já em 2019 o uso da tecnologia será
ainda mais necessário, incluindo o surgimento de novas profissões nesse
segmento, como profissionais para atuar em Gestão de Startups, Varejo
Digital, E-commerce, Blockchain, Finanças Digitais, Fintechs, Global Trading
(Negócios Globais), jogos digitais, segurança cibernética, Coaching, entre
outros. “Além disso, a otimização do tempo é cada vez mais valorizada por
quem procura cursos superiores”, explica o professor.
Schneider
selecionou cinco tendências relevantes para o mercado brasileiro.
Confira:
1.
Blended Learning
Também
conhecido como ‘aprendizado híbrido’ ou ‘modelo semipresencial’, essa
metodologia combina sala de aula e educação on-line. O foco é na integração de
ferramentas digitais, técnicas e materiais virtuais com a sala física. O modelo
semipresencial também surge como alternativa para reduzir a evasão no ensino
superior, já que os estudantes podem conciliar a vida acadêmica, profissional e
pessoal com mais tranquilidade e a preços mais acessíveis. Na Uninter, o
sistema já é utilizado desde 2014.
2.
Gamification
A
gamificação é uma técnica de aprendizagem que trabalha a dinâmica de jogos
lúdicos para criar mais engajamento dos estudantes no ensino e facilitar a absorção
de conteúdo. Apelando para os adeptos do futebol, o LearnMatch, por exemplo,
utiliza sessões de treino e friendly
games para tornar o aprendizado divertido para os estudantes.
Já a Phonics, da Oxford University Press, usa cantos, músicas e jogos para
ajudar a desenvolver a consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar.
Essa
técnica é muito utilizada nos cursos de Engenharia da Uninter. Os
laboratórios de simulação virtual atendem a esta perspectiva e permitem ao
aluno a simulação de laboratórios de física, química e materiais, em modo
on-line, em qualquer lugar do Brasil, desde que conectados à internet.
3.
Segurança no mundo on-line
A
maioria das instituições de ensino têm refletido sobre como manter fora dos
seus portões ameaças de violência armada, agressões e bullying. No entanto, o
ambiente digital também exige essa preocupação relacionada à segurança. Quanto
mais comum for o acesso à tecnologia, mais necessário será manter os estudantes
a salvo de perigos cibernéticos. As instituições de ensino brasileira precisam
investir mais em proteção de dados, ciberbullying e falsificações, já que o
ambiente on-line pode facilitar a ocorrência de plágios e crimes ligados à
produção autoral.
Pensando
em formar profissionais capazes de prevenir tais ocorrências, a Uninter lança
em 2019 um curso superior de Tecnologia em Segurança Cibernética.
4.
Mestrado e doutorado a distância
No
relatório do eLearning Inside News, o Massachussets Institute of Technology
(MIT) divulgou que conquistou resultados excelentes em seu mais recente
programa de mestrado on-line. O programa permitiu que uma equipe de alunos
concluísse um ano de curso on-line pelo seu programa MITx. Os alunos que
concluíram a primeira parte do programa de mestrado on-line foram considerados
tão preparados quanto seus colegas no campus.
No
Brasil, já há debates intensos sobre a oferta de programas de mestrado e
doutorado no modelo a distância. Com a entrada do novo governo, é possível que
outros avanços sejam conquistados ao longo de 2019 em relação ao tema.
5.
Dispositivos integrados de ensino
Com
mais alunos usando vários dispositivos entre a casa e a instituição de ensino,
programas que permitam a “malha de dispositivos”, ou seja, que funcionem em
smartphones, tablets e computadores, serão fundamentais no processo de educação
continuada. Essa tendência em relação a ferramentas que funcionam em
plataformas - geralmente via nuvem - foi refletida em vários produtos da
conferência da Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação (ISTE) 2018.
Além
da plataforma on-line do AVA Univirtus, os alunos da Uninter dispõem de um
aplicativo para celular com acesso às aulas e materiais didáticos digitais.
Pacotes de softwares, como o Creative Cloud Adobe, são disponibilizados aos estudantes
de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing Digital, por exemplo.
Grupo UNINTER
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