Especialista em
aprendizagem corporativa dá dicas para se destacar em um mercado cada vez mais
volátil e incerto
Do
ponto de vista dos negócios, não há nada melhor do que celebrar a passagem de
ano com vista à inovação e criatividade. Afinal, em um mercado volátil e
incerto, quem sai na frente são aqueles que conseguem se antecipar às próximas
transformações. Mas é difícil fazer o pensamento fluir para longe das ideias
convencionais em uma rotina corrida em que o piloto automático dá as cartas.
A
solução? O bom e velho "think outside the box". Mas como fazer?
O
conceito se resume a ir em busca de insights diferentes para solucionar os
desafios da empresa. Trata-se de sair do senso comum e abrir-se para
alternativas que nem sempre são encontradas no "caminho padrão".
Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®,
metodologia que tem revolucionado a maneira como as pessoas desenham os seus
processos de aprendizagem corporativa, fez uma lista com cinco dicas
imprescindíveis para conseguir “pensar fora da caixa”.
Amplie o repertório - O cérebro humano
está condicionado a resolver um problema pela saída segura. Então, a primeira
opção que surge na mente é a que quase sempre se utiliza – o que não significa
ser a mais criativa. Nesse contexto, é fundamental ampliar o repertório mental.
Para que uma renovação de mindset aconteça, é necessário realizar tarefas que
fujam do cotidiano como escutar a um estilo musical diferente, experimentar um
prato novo na hora do almoço ou assistir a um filme que você nunca havia
considerado ver antes. No fim, os pontos fora da curva serão os responsáveis
por ativar partes inativas do cérebro que irão provocar conexões inéditas.
Interaja - Uma atitude
simples que contribui com a formulação de novas ideias, mas que em muitos
momentos é esquecida ou descartada, é a interação efetiva com os colegas de
trabalho. Às vezes, uma conversa rápida com as pessoas da organização gera um
conhecimento que pode agregar à solução dos desafios cotidianos. Portanto,
alimente o hábito de ouvir e absorver outras opiniões.
Mergulhe no problema - É possível que a
resolução para determinado desafio não apareça por conta da falta de
entendimento completo do problema. Logo, o ideal é compreender a situação com
profundidade antes de começar a destrinchá-la.
Planeje seções de
brainstorming - A dinâmica de brainstorming é ter na empresa um espaço descontraído e
sem julgamentos para pesquisar, discutir ideias e trocar experiências com a
finalidade de elucidar problemas específicos ou apenas incentivar a
criatividade entre a equipe. A prática frequente desta iniciativa resulta em
soluções para desafios complexos.
Respire - Esta dica de
respirar enquanto não se faz nada pode gerar certo estranhamento. Mas não
deveria. Em um cotidiano marcado pelo bombardeio de informações, é
indispensável reservar um período para arejar a mente. O comportamento diminui
sensações como ansiedade e estresse. Por consequência, recarrega as energias.
Fonte: canvastrahentem.com
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