Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Saber administrar o tempo é habilidade necessária para o Enem


Tão importante quanto estar a par dos conteúdos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é saber controlar o tempo para realizar as provas. Restando menos de dois meses para o início dos exames, a administração do tempo faz parte das habilidades a serem exercitadas nesta reta final de preparação.

Professor de Matemática do Colégio Farias Brito, Jorge Júnior recomenda que os candidatos estejam atentos ao nível de dificuldade das questões. “A dica é que o candidato procure ler a prova e já resolver as questões mais fáceis e rápidas, aquelas que não precisam de cálculo algum, como as que envolvem projeções ortogonais, análise de gráficos e tabelas, por exemplo. Os itens mais complexos, com grande quantidade de números devem ser deixados para o final”, aconselha.

Para calcular melhor o tempo de prova, Tom Dantas, professor de Linguagens do Farias Brito orienta que os alunos estabeleçam a marca de uma hora e trinta minutos como parâmetro para resolver as provas. “É fundamental que o candidato saiba dividir o tempo. Deve-se pensar a seguinte divisão: 1h30min para Linguagens, 1h30min para Ciências Humanas e 1h30min para Redação. A última hora fica de reserva, para usar nas questões mais complexas de cada uma dessas áreas. Essa divisão é muito importante porque se o aluno passa duas horas na redação e outras duas horas em outra prova, não sobrará tempo para responder as demais questões”, explica.


Atenção para os enunciados

Uma boa estratégia que os educadores dão para evitar perda de tempo na prova é ler atentamente os enunciados. “Compreender exatamente o que a questão pede é o primeiro passo para economizar tempo. O candidato precisa observar que toda questão do Enem tem um texto-base e logo abaixo tem o comando que direciona o que o elaborador quer daquele item”, destaca Jorge Júnior.

O professor Tom Dantas concorda e ressalta que uma boa interpretação dos enunciados pode, inclusive, já direcionar o candidato para a resposta da questão. 
“Muitas vezes, por estar desatento, o candidato não percebe que no item há alternativas com objetivos, público, estratégias e tema, mas, na verdade o que o comando pede é apenas um desses itens. Se o aluno sabe interpretar a questão, vai perceber que o caminho para a resposta está no próprio texto do enunciado”, alerta o professor.

Referência em resultados, o Sistema Farias Brito de Ensino liderou o ranking nacional do Enem nas duas últimas edições do exame, em 2016 e 2017. Além disso, o SFB é líder em aprovações no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME), com mais de mil alunos aprovados desde 1994.

Neste ano, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro domingo, os candidatos terão 5h e meia para responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. No segundo dia de exame, serão aplicadas questões para as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados