Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de setembro de 2018

NA CARREIRA E NA VIDA SEMPRE CHEGA A HORA DE DESISTIR!


O professor Mario Sergio Cortella, em seu livro “Qual é a tua obra?”, diz que a obra está ‘naquilo em que me reconheço’.

Assim, todas as vezes que estou executando algo no trabalho e lá me vejo por inteira, plena e satisfeita, possivelmente terei meu próprio reconhecimento – e o dos outros – de que lá está a minha obra, o meu propósito.

Quando escolhi a minha profissão, quando escolho as atividades que desenvolverei a partir das inúmeras oportunidades dentro da minha profissão, quando escolho a empresa na qual vou trabalhar, estou determinando meu plano de vida e carreira, além dos horizontes futuros que desejo descortinar.

Só que, muitas vezes, por mais que eu tenha preparado meu intelecto e o meu coração – aliás, dizem que a ‘felicidade está onde mora o nosso coração’ – algo muda tudo de lugar (ou eu ou os outros mudamos!) e não me reconheço mais naquela profissão, naquela empresa ou naquela vida que levo.

Faz-se necessário, então, não a vergonha de admitir que o caminho está errado, mas a coragem de lembrar do meu propósito, da obra que quero construir, e desistir do caminho no qual estou.

Desistir para ir além, desistir para construir um novo caminho, desistir para criar uma nova realidade, desistir para desenvolver um valor novo em minha carreira e vida.

Desistir significa ter a coragem para fazer diferente, modificar-me, ajustar-me a novos objetivos, causas, interesses e motivações. Significa ter a coragem de crescer além de quem sou, de entender que posso mais, de lutar para ir ao encontro de um caminho (assustador, talvez!), que será, certamente, gratificante para mim.

E será gratificante, pois tive a ousadia de não parar em mim; de não limitar-me além do necessário; de tomar riscos, mesmo que calculados; de enfrentar, como meu pai dizia, a máxima que ‘não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe’.

Não desista de desistir. Não se acomode pelo medo da incapacidade que pode julgar ter. Não deixe de tentar fazer o caminho em busca da sua obra, do seu propósito.

Desistir, na carreira ou na vida, pressupõe a sabedoria de entender que um novo caminho era necessário e que eu não merecia ficar aqui por pouco. Todos merecemos muito.

Mario Sergio Cortella termina seu livro com a frase: ‘Se a gente pode e a gente quer, a gente deve’. Que todos nós possamos buscar a verdade, a obra, o propósito e desistir para continuar. Boa jornada!






Marcia Vazquez  - tem MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera, é certificada em Hogan pela Hogan Brasil, certificada em coaching pela International Coaching Community (ICC), pós-graduada em Gestão de RH pela Universidade São Marcos, especializada em Análise Transacional pelo IBAT, graduada em psicologia pela FMU e é Gestora do Capital Humano da Thomas Case & Associados, consultoria com mais de 40 anos de atuação na gestão de carreiras e RH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados