No Brasil, pesquisa da UFRJ revela avanço
nos níveis de autocontrole, empatia e perseverança de estudantes que já
desenvolvem habilidades socioemocionais em sala de aula
O estudo recém-divulgado Por que o Brasil vai mal no Pisa? Uma análise dos Determinantes do Desempenho no Exame (confira reportagem publicada pela BBC), mostra que o baixo desempenho dos alunos brasileiros na principal avaliação da Educação Básica, o Pisa, acontece porque a maioria deles piora a performance ao longo do exame ou sequer consegue chegar ao final dele.
Mais que dificuldades com o conteúdo, os dados
indicam que a ausência das chamadas habilidades socioemocionais - por exemplo, perseverança,
autocontrole e resiliência do aluno na hora de fazer as provas
– parece ter na performance dos alunos brasileiros.
Pesquisa
Nacional sobre habilidades socioemocionais - No
Brasil, também foi publicada recentemente a primeira pesquisa nacional sobre o
impacto do ensino de habilidades socioemocionais em estudantes brasileiros.
Conduzido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o estudo avaliou
9,6 mil estudantes entre 10 e 17 anos que participaram de programa de
aprendizagem socioemocional em todas as regiões do país.
A UFRJ acompanhou durante o período de um ano um
grupo de 9,6 mil estudantes entre 10 e 17 anos que participaram de um programa
estruturado de aprendizagem de habilidades socioemocionais aplicado em escolas
brasileiras, o Programa Semente.
No início do ano letivo de 2017, os estudantes,
distribuídos em escolas nas cinco regiões do país, tiveram acesso a uma
plataforma online, na qual responderam a um questionário com 45 perguntas. No
final de 2017, o mesmo grupo respondeu ao mesmo questionário, após quase um ano
de experiência com o Programa em sala de aula.
Para mensurar a eficiência do Programa, os
pesquisadores avaliaram os aspectos propostos pelo Collaborative for Academic,
Social and Emotional Learning (CASEL), principal centro de estudos
da aprendizagem socioemocional do mundo, e empregado como referência na
metodologia do Programa Semente por meio dos cinco domínios: autoconhecimento,
autocontrole, empatia, decisões responsáveis e habilidades sociais.
Os dados tabulados indicaram impactos positivos
em todos os domínios avaliados, apontando nos índices gerais de Habilidades
Socioemocionais um aumento estatisticamente significativo de 6,7% na melhora do
comportamento desses alunos. Analisando cada item, a magnitude das mudanças
variou de 2,3% (Empatia Cognitiva Emocional) até 13,9% (Autocontrole). O
Autoconhecimento (13,5%) e as Habilidades Sociais (7,2%) completam o pódio com
os maiores níveis de melhora.
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