Um
dos maiores líderes da história, o imperador Tang Taizong foi o principal responsável
por transformar a China no mais potente país do mundo, graças a uma
administração marcada por realizações inovadoras e ousadas. Para garantir a
longevidade de sua dinastia - uma das mais duradouras da história chinesa (618
- 907 d. C.) -, ele se cercou de talentosos ministros para discutir a melhor
forma de governar.
Capazes
de influenciar as atitudes de líderes empresariais até os dias de hoje, esses
diálogos são verdadeiras lições para obter autoconhecimento, avaliar pessoas,
exercer liderança, influenciar os outros, aumentar a eficácia organizacional,
competir com os rivais e alcançar sucesso a longo prazo.
Em
um desses encontros milenares, Tang recebeu do ministro Wei Zheng um extenso
memorando com nove virtudes que ele deveria cultivar: benevolência, gentileza,
respeito, prudência, lealdade, justiça, honestidade, coragem e adesão a
princípios. Na mesma carta, o ministro ressaltou quais vícios deveriam ser
evitados por pessoas em posição de autoridade.
Por
mais incrível que pareça, tais conselhos fazem com que, em pleno século 21,
esses vícios sejam evitados por gestores governamentais e empresariais. Confira
as dicas deixadas pelo ministro Zheng ao imperador:
1.
Ganância: se você gosta de alguma coisa, saiba reconhecer
quando tem o bastante;
2. Ir longe
demais: se você deseja alguma coisa, saiba quando parar;
3. Arrogância:
lembre-se de que uma posição elevada é acompanha de alto risco;
4. Passar
dos limites: conheça os limites de seus recursos;
5. Indulgência: exercite o autocontrole;
6.
Frouxidão: seja diligente e consistente;
7.
Desencorajar
seus subordinados a
falarem com franqueza: escute-os com a mente aberta;
8.
Tolerar
caluniadores:
expulse homens traiçoeiros de sua corte;
9.
Recompensar
pessoas quando está feliz:
a recompensa pode ser inapropriada;
10.
Punir
pessoas quando está zangado:
a punição pode ser severa demais.
Chinghua Tang - fez graduação na London
School of Economics e foi o primeiro chinês a conseguir um MBA em Harvard. É
autor do livro “O guia do líder”, lançado em maio de 2017 pelo selo Planeta
Estratégia, da Editora Planeta.
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