Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

Acidentes com fogueiras e fogos de artifícios são comuns nesta época do ano



Cirurgião da mão alerta sobre os cuidados necessários para evitá-los


Em época de festas juninas, os acidentes com fogueiras e fogos de artifíciosinfelizmente tendem a ocorrer. É comum a presença de brincadeiras relacionadas ao fogo, mas muitas pessoas acabam passando dos limites, não respeitando a sua segurança e de quem está por perto.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Carlos Henrique Fernandes, o mais indicado é ler as instruções das embalagens dos fogos e saber manuseá-los.  “Uma em cada 10 pessoas que se acidentam em virtude do uso de fogos acaba tendo membros amputados, especialmente dedos”, afirma Fernandes. Além das mutilações, as explosões causadas podem provocar também perda de visão, lesões de córnea, danos no tímpano e surdez.

O especialista indica que a distância de 30 a 50 metros de pessoas, carros e edificações é o ideal para explodir os fogos com segurança.

As brincadeiras em torno das fogueiras também são perigosas. Por isso, as mesmas não podem ser montadas muito altas e próximas da energia elétrica. 

“Não há fogo que seja “inocente”. Até práticas que parecem inofensivas podem resultar em graves acidentes”, explica o especialista






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados