Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de março de 2017

Nove a cada dez pessoas que têm apneia do sono não sabem que sofrem desse distúrbio. A Philips estima que os casos têm aumentado na América Latina.



·        Como parte do Dia Mundial do Sono, a Philips alerta a população da América Latina sobre a necessidade de tomar as medidas necessárias com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar a apneia do sono. 

·        Cerca de 10% da população adulta mundial sofre de apneia do sono[1]



Todos os anos, são realizados esforços com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sono para a saúde e sobre a necessidade de educar a população sobre os distúrbios do sono, a fim de encorajá-los a tomar as medidas necessárias caso sofram desse distúrbio. No entanto, as estatísticas não têm mostrado melhoras, e muitas pessoas que têm esse distúrbio continuam sem ser diagnosticadas. No caso da apneia do sono, 90% das pessoas que sofrem desse distúrbio não sabem[2].

Por isso, este ano, novamente, a Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) se junta à iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono, “Dormir profundamente Alimenta a vida”. Como parte do apoio, a Philips compartilha dados informativos sobre como reconhecer os sintomas da apneia do sono, dicas de prevenção, bem como opções de diagnóstico e tratamento.

"A apneia do sono é um verdadeiro problema de saúde pública, do qual a América Latina não consegue se livrar. Embora seja um distúrbio muito comum, apenas 5% dos afetados procuram uma solução em uma consulta médica formal", disse o Dr. Eduardo Borsini, médico pneumologista do Hospital Britânico de Buenos Aires. Argentina. “Como provedores de serviços de saúde, temos a responsabilidade de promover o conhecimento sobre esta doença, educando a população no sentido de que não se trata apenas de um cansaço comum, e também precisamos combater a percepção cultural de que o sono não é uma prioridade para a saúde”, salientou.

No momento, existem sinais de melhora na América Latina. A Philips estima que, nos últimos anos, as vendas de equipamentos de diagnóstico de distúrbios do sono aumentaram 31% na região. Isso indica que o conhecimento sobre os distúrbios do sono, como a apneia do sono, está aumentando, e a população está mais ciente desse problema.


O que é a apneia do sono e como podemos reconhecer seus sintomas?
A apneia do sono é caracterizada por breves interrupções da respiração durante o sono. Geralmente, esses episódios duram 10 segundos ou mais e ocorrem várias vezes durante a noite. Os sintomas mais comuns são: 

-          Sonolência excessiva.

-          Sono inquieto.

-          Ronco intenso. 

-          Mudanças de humor, como ansiedade e depressão. 


Quais são as medidas preventivas?
Adotar uma dieta saudável, fazer atividade física e não fumar são algumas medidas preventivas que podem reduzir a probabilidade de desenvolver apneia do sono. No entanto, as medidas preventivas não são suficientes, uma vez que o distúrbio pode afetar qualquer pessoa.


O que fazer se apresentar os sintomas?
O grande problema com a apneia do sono é que, na maioria das vezes, os sintomas passam despercebidos, já que muitas pessoas os associam com doenças comuns. Dessa forma, a doença não é diagnosticada. Para a Dra. Lessly Vargas, delegada regional da Sociedade Mundial do Sono na Colômbia, “a polissonografia é um exame recomendado quando a pessoa apresenta sintomas relacionados com o distúrbio do sono. Este é um exame muito completo, uma vez que permite que os especialistas façam leituras de respiração, eletroencefalografia, eletrocardiogramas e de movimento de pernas, oferecendo uma percepção completa da sintomatologia para um diagnóstico adequado”. 


Como se trata a apneia do sono?
Em caso de diagnóstico positivo de apneia do sono, uma parte do tratamento consiste na mudança do estilo de vida, com a modificação da dieta, prática de atividades físicas, não consumir bebidas alcoólicas e não fumar. Além disso, é recomendável usar um CPAP (aparelho de Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas) para dormir.

O uso do CPAP apresenta uma alta taxa de sucesso no tratamento da apneia do sono, mas a experiência com a máscara, pelo seu tamanho e barulho, pode ser desconfortável para o usuário.

Como uma solução inovadora, a Philips oferece o DreamWear, parte da linha DreamFamily. Esta máscara CPAP dá a sensação de não estar usando uma máscara, mas oferece os mesmos benefícios e resultados, permitindo que os pacientes durmam na posição que preferirem. A máscara é complementada com a solução completa DreamStation. Essa solução proporciona tranquilidade e apoio aos pacientes durante a sua adaptação e realização de terapia. Pelo seu design inovador e exclusivo, em 2016, o DreamWear recebeu o prêmio InDesign.





Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA)




[1]Young T, et al. Epidemiología de la apnea obstructiva del sueño: una perspectiva desde la salud de la población. AJRCCM 2002; 165:1217-1239.
[2] Young T, et al. Epidemiología de la apnea obstructiva del sueño: una perspectiva desde la salud de la población. AJRCCM 2002; 165:1217-1239.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados