Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Câncer de próstata: o que é preciso saber?



 O que é?
Câncer ou "neoplasia maligna" é o nome dado à doença representada por um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, uma glândula relacionada com a função reprodutora e localizada na pelve masculina. Em grande parte das vezes, o câncer de próstata pode ser uma doença indolente e de crescimento lento, mas em algumas ocasiões pode ter crescimento rápido e evoluir com metástases em outros órgãos. O câncer acomete geralmente homens com idade acima de 50-60 anos e a incidência aumenta com o avançar da idade.   

Quais as causas?
Embora não seja conhecida uma causa especifica, é sabido que fatores genéticos e ambientais estão envolvidos. Homens com parentesco de primeiro grau com o diagnóstico de câncer de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

Quais os sintomas?
Na fase inicial os pacientes não apresentam sintomas. Apesar de parte dos pacientes permanecerem assintomáticos, alguns podem desenvolver, em um estágio não tão inicial, sintomas urinários (dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária, por exemplo). Posteriormente, em fases mais tardias, podem evoluir com obstrução urinária ou dor no reto. Na etapa avançada, metastática, pode haver dor óssea, fraqueza e desânimo.

 O rastreamento da doença em pacientes assintomáticos envolve a realização do exame com o antígeno prostático específico (PSA) e toque retal a partir de 50 anos. A idade do rastreamento pode ser antecipada para 45 anos caso haja fatores de risco, como a presença de parente de primeiro grau com diagnóstico da doença.

 Para confirmar o diagnóstico é realizada uma biópsia da glândula prostática. Os pacientes em rastreamento que apresentarem aumento do PSA no sangue e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença ou não da doença. Os pacientes com sintomas devem procurar um urologista para avaliação e que encaminhará para biópsia caso haja suspeita da doença.

Como funciona o tratamento?
 O tratamento do câncer da próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia. Trata-se de uma doença bastante heterogênea e o tratamento depende do estágio, de características específicas e da vontade e opções feitas pelo paciente e familiares. O chamado "seguimento ativo" consiste em repetir avaliações urológicas, PSA, imagem e eventualmente biópsia ao longo do tempo, intervindo com cirurgia ou radioterapia quando algumas das características da doença não for mais de "baixo risco".

 O prognóstico, ou a chance de bons resultados para o paciente, está relacionado com o estágio da doença, características intrínsecas do tumor e estado geral do paciente. Quando a doençaencontra-se em fase precoce a maioria dos pacientes são curados.




Sobre a Oncomed-BH
A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. Possuiespecialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados