Sem
dúvida alguma o comércio varejista, restaurantes e a rede hoteleira está com
expectativas bem positivas com a vinda de vários turistas que irão assistir
aos Jogos Olímpicos de 2016.
Muitos
desses empresários investiram em seus estabelecimentos, realizaram reformas,
adquiriram novos produtos, ampliaram estrutura para conquistar a medalha de
primeiro lugar na preferência e lealdade do cliente. Contudo, diante de tanto
esforço, esses empreendedores ainda esbarram nas questões problemáticas
relacionadas a saúde e segurança, que o governo do Rio de Janeiro, e o
Brasil, despejam diariamente sobre as cidades.
Talvez, esses dois
pontos podem ser o motivo de insônia de muita gente que espera retorno de
seus investimentos.
Mas
a boa notícia, é que o trabalhador brasileiro tem a simpatia e a alegria a
seu favor. E por isso, mais do que contar com uma bela estrutura – o que
também é essencial, é preciso apostar as fichas em um extraordinário
atendimento, único e especial. Não apenas atendê-los, mas sim superá-los. É
preciso encantar as pessoas e para isso preocupar-se com todos os detalhes
que tragam diversão, felicidade e satisfação. Tudo isso faz com que um
mesmo produto que a concorrência tenha, possa ser vendido em maior quantidade
e até com preço mais alto, pela sua empresa.
Sei
que pode parecer puro idealismo. Mas, na verdade, é uma excelente estratégia,
clara e eficiente. Apenas atender as expectativas, a prestação de serviço
estaria fazendo como qualquer concorrente, sendo igual, o que é fatal para
qualquer segmento.
Problemas
acontecem? Sim! Quando? Há todo tempo, mas é preciso identificá-los o quanto
antes para que não ocorra novamente e essa agilidade de resposta, que se faz
necessária no dia a dia, só se obtém quando o empresário entende que o
fundamental do negócio é o colaborador. É preciso pensar nele, para que ele
pense no cliente final. O encantamento do cliente externo é uma consequência
do encantamento do cliente interno. Por isso, o ideal é cuidar da manutenção
e difusão de sua cultura em todas as fases, passando pela contratação,
treinamento e reconhecimento.
Para
que possamos pôr em prática este plano de atendimento, sugiro cinco lições de
excelência, que estão em meu livro O Poder da Atitude (Ed. Gente, 2012):
Lição 1 - Use o poder da história- Acredite na história
da sua organização, na sua história, e use seu poder para influenciar a
todos, tanto colaboradores quanto clientes. Se a pessoa que trabalha na sua
organização não acredita, acabou. Por isso, ela tem de saber qual é a visão,
a missão e os valores que sustentam sua organização, e saber bem claramente
por que trabalha lá, aonde vai chegar etc.
Lição 2 - Antecipe-se aos problemas- Todas as empresas e
pessoas enfrentam problemas diariamente. Para que você possa trabalhar com
excelência, deverá não apenas resolvê-los da melhor maneira possível, como
antecipá-los. Assim, conseguirá surpreender e ir além. Além disso, quanto
antes você resolve um problema, menor ele é e mais fácil é a solução, pois
consegue assim evitar confrontos e conflitos. Se deixarmos um cliente chegar
até nós com um problema, ele poderá vir emocionalmente descontrolado, e aí o
problema será maior. Se você o aborda antes, com certeza minimiza o estresse
e o próprio problema.
Lição 3 - Exceda as expectativas- Exceder as
expectativas é uma estratégia eficaz. Isso é algo sempre possível de fazer,
ao criar magia no ambiente de trabalho, oferecendo sempre um pouco mais do
que os clientes querem, ou seja, criando experiências inesquecíveis para
eles. É preciso ir além.
Lição 4 - Cuide obsessivamente dos
detalhes- Cuidar de detalhes também é uma maneira de exceder as
expectativas dos clientes e gerar qualidade acima da média. Preocupe-se
obsessivamente com todos os detalhes, pois isso faz a diferença no resultado
dos negócios.
Lição 5 - Celebre cada sucesso- Não importa qual é a
meta que você tenha, grande ou pequena. Se forem vinte vendas, celebre todas,
desde a primeira. Vendeu o primeiro produto, celebre. Seu sorriso contamina
os clientes. Envolva as pessoas nessa magia e faça com que elas comprem de
você.
Realize
um atendimento mais do que bom, um atendimento que excede, que encanta o
cliente, agrega valor aos seus produtos e aos seus negócios. Isso traz um
impacto indiscutível nos resultados e só pode ser realizado por colaboradores
extraordinários.
Vamos
focar no primeiro passo (o poder da história) para que possamos parar de
jogar a responsabilidade na Gestão Pública e entender a importância de
eventos desse porte para o país. Devemos aprender a ter orgulho das nossas
conquistas e, acima de tudo, batalharmos, juntos, para que tudo saia da
melhor forma possível, começando pelo excelente atendimento que podemos
prestar aos nossos "convidados" do mundo inteiro que virão nos
visitar! Vamos mostrar o que temos de melhor: as pessoas!
Alexandre Slivnik - autor do best-seller O Poder da
Atitude e O poder de Ser Você. É sócio-diretor do Instituto de
Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do
Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e
profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é
formado em educação física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em
qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em
excelência Disney no Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os
parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência
em liderança, inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em
negócios. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para
treinamentos in loco nos bastidores do complexo Disney, em Orlando, nos
Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a
mesma excelência e felicidade, o que é também tema de suas palestras, cursos,
treinamentos e seminários. ontatos com o autor: www.slivnik.com.br
-alexandre@slivnik.com.br
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segunda-feira, 25 de julho de 2016
Cinco dicas que empresários devem adotar para receber bem nos Jogos Olímpicos de 2016
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