Basta abrir os
jornais para ver nomes de empresas e pessoas serem jogados na lama. As notícias
sobre corrupção ganharam um espaço cativo na mídia e, com isso, a preocupação
com a credibilidade e reputação ganharam uma importância antes inimaginável.
Cuidar do seu nome ou da sua marca se tornou algo vital para sua sobrevivência
ou a dos seus negócios.
Boa parte
dessa relevância é advinda das facilidades da tecnologia. Com os smartphones,
capazes de fazer fotos e vídeos em alta qualidade, qualquer passo em falso pode
ganhar a rede em questão de segundos. A moça honesta, trabalhadora, mãe de
família, vê sua vida desmoronar ao ser gravada por um celular saindo do motel
com o melhor amigo do marido. O que dizer então do executivo, filho de família
rica, que está preso há mais de um ano por denúncias de corrupção?
É,
credibilidade independe de cargo, formação ou classe social. Todos precisam
cuidar da sua. E a primeira coisa a se fazer é refletir sobre o que realmente
as pessoas pensam sobre você ou sua empresa. Você realmente é visto como
gostaria? Existe uma grande diferença entre o que eu de fato sou e o que os
outros pensam que sou.
Faça uma
análise honesta. Considere que pessoas e empresas não são perfeitas. Valorize
seus pontos fortes enquanto aprimora os fracos. Mostre que está em constante
busca por melhorias. Temos que estar sempre em evolução. Pessoas não buscam
marcas perfeitas. Buscam transparência e sinceridade.
Crie uma
identidade única. Se você se comportar com seus pais de um jeito, com seu
parceiro de outro e com amigos de um modo diferente, provavelmente vão te achar
falso. Aquele que trata cada um de um jeito, de acordo com seus próprios
interesses. O mesmo acontece com as empresas. Se seu site comunicar uma coisa,
o seu porteiro, recepcionista, vendedor ou mesmo os produtos e serviços
comunicarem outra, certamente sua credibilidade será afetada.
Outro
exercício importante é rodear-se de pessoas e marcas com boa reputação. Na
própria bíblia está escrito “diga-me com quem andas, que te direi quem és”.
Sendo assim, esteja sempre ao lado de gente boa, de empresas boas. Sua
credibilidade também depende de quem está à sua volta. Que o digam os delatores
das operações da polícia federal.
Por fim, seja
coerente. Prometa apenas o que puder cumprir. E lembre-se de cumprir o que
prometeu. Você e nem a sua empresa vão acertar sempre, mas a intenção
verdadeira e o desejo de se aprimorar sempre é o que faz a diferença quando o
assunto é credibilidade. Sem dúvida, vale muito a pena investir na sua.
Marília
Cardoso - fundadora da
InformaMídia, jornalista com pós-graduação em Comunicação Empresarial e MBA em
Marketing.
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