Durante o mês de agosto, Instituto Paulo
Gontijo mobilizará redes sociais com objetivo de aumentar conscientização e
arrecadar doações para pesquisas
Agosto é o mês de conscientização sobre a Esclerose
Lateral Amiotrófica (ELA). A campanha #EuTorçoPelaCuraDaELA, lançado pelo
Instituto Paulo Gontijo (IPG), tem como propósito alertar a sociedade para a
importância das pesquisas que visam encontrar uma cura para a doença. A
proposta é que as pessoas façam doações e demonstrem seu apoio à causa postando
fotos com os dedos cruzados - com a tag #EuTorçoPelaCuraDaELA - ou utilizando o
filtro especial para foto de perfil no Facebook.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença
neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores. A patologia leva
à paralisia total e morte dentro de dois a cinco anos depois do diagnóstico. No
Brasil, estima-se que existam de 12 a 15 mil pessoas com Esclerose Lateral
Amiotrófica. No mundo todo, são cerca de 200 mil pessoas.
A ELA tornou-se conhecida quando foi tema de uma
das maiores campanhas de mídias sociais do mundo, o Desafio do Balde de Gelo,
realizado em agosto de 2014. A arrecadação ultrapassou os R$ 400 milhões e
ajudou a financiar pesquisas por novos tratamentos e pela cura em todo o mundo,
por meio do Project MinE. O projeto é o maior estudo genético já realizado
sobre as causas da ELA.
No final de julho, duas publicações na renomada
revista científica Nature Genetics, pesquisadores do consórcio identificaram
quatro novos genes relacionados à doença. Considerado um enorme avanço na luta
contra a ELA, a pesquisa só foi possível graças às doações conseguidas com as
campanhas.
Em 2016, o Instituto Paulo Gontijo retoma os
esforços para angariar recursos brasileiros para a pesquisa, que tem o
propósito de comparar 22.500 perfis de DNA - de pessoas com ELA e indivíduos
sãos - para identificar os genes associados à doença. Até o momento, cerca de
7.800 perfis já foram analisados.
O Project MinE conta com a participação de 16
países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, França, Holanda,
Irlanda, Israel, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suíça e Turquia. O
Instituto Paulo Gontijo é a única entidade brasileira participante do projeto.
“Com a campanha #EuTorçoPelaCuraDaELA, a
expectativa é formar uma grande corrente de pensamentos positivos pela cura da
doença e conseguir levantar doações para investirmos ainda mais nas pesquisas”,
explica a diretora executiva do IPG, Sílvia Tortorella. “Queremos o
envolvimento das pessoas, empresas, associações e de todos que puderem
contribuir, aumentando o comprometimento da sociedade e levando conhecimento
sobre uma doença que é rara, mas extremamente grave”.
Mais informações sobre a campanha e sobre como
doar, podem ser acessadas na página do IPG no Facebook www.facebook.com/InstitutoPauloGontijo/
ou no site www.ipg.org.br.
Para saber como são utilizadas as doações, vale conhecer ainda o www.projectmine.com/pt-pt.
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