Empresa promoverá
ação itinerante com testes rápidos para identificação do vírus HCV e
distribuição de material informativo com objetivo de incentivar a prevenção
A
biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb lança em junho a campanha Lembre-C, cujo
foco é informar e conscientizar a sociedade para os riscos da Hepatite C,
especialmente em pacientes coinfectados com os vírus HCV-HIV. Para atingir
esta população, a companhia irá promover testes rápidos para HCV e incentivará
a prevenção por meio de material informativo a respeito da doença que atinge
cerca de 2,5 milhões de brasileiros e que anualmente contabiliza
aproximadamente 10 mil novos casos.
A
campanha, que se estenderá ao longo do ano, deve atender a população de
diferentes regiões do País em parceria com ONGs que contam com profissionais de
saúde e pessoas capacitadas para identificar e orientar os grupos que
apresentarem resultados positivos nos testes para as duas doenças. A diretora
médica de virologia da Bristol-Myers Squibb, Patricia Faustino, afirma que
o combate à doença é a diretriz da campanha. “A Hepatite C pode ser
tratada e tem chances de cura em todos os estágios. O que precisamos garantir é
que esse paciente descubra precocemente que é portador do vírus e que busque
orientação de seu médico. ”
A
coinfecção por HCV é comum em pacientes com HIV, uma vez que as formas de
transmissão são semelhantes. Quando presentes de forma conjunta no
organismo, ambas as doenças se tornam mais perigosas, nestes casos a Hepatite C
pode evoluir em um curto período de tempo para fibrose e cirrose hepática,
ainda mais agressivas, e câncer de fígado. Nesta população observa-se o avanço
dos estágios da doença hepática de 12 a 16 anos mais cedo.
O
diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e cura para o HCV.
“Esperamos que as pessoas que estão em dúvida sobre a coinfecção consigam fazer
a testagem e, recebendo o resultado positivo, possam buscar o tratamento
indicado para o seu caso. Queremos também, auxiliar na conscientização sobre a
possibilidade da reinfecção, sobre os riscos e a prevenção, melhor arma para o
combate ao vírus”, conclui a diretora médica da BMS.
Segundo
a Organização Mundial de Saúde pelo menos 3% da população mundial está
infectada pelo vírus HCV, aproximadamente 170 milhões de pessoas, enquanto uma
média de 34 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV.
Sobre
a BMS
A
Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica global cuja missão é descobrir,
desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem os pacientes a
superar doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb,
visite http://www.bristol.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário