Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Substituto do Bisfenol A não é seguro





Já foram lançadas na água do mundo todo 13 toneladas de bisfenol

As alternativas utilizadas na indústria para manufatura de produtos BPA-free podem não ser necessariamente seguras. É o que diz um artigo recentemente publicado pela Endocrine Society, que mostra em estudos com animais que o bisfenol S (BPS) é tão deletério ao desenvolvimento cerebral de fetos quanto o bisfenol A (BPA).
No estudo da Endocrine, fetos de um tipo especial de peixe foram colocados em aquário com quantidade de BPA e BPS semelhante ao que os humanos são expostos na água. E os peixes adoeceram.
“O vilão de alguns produtos plásticos não é só o bisfenol, mas também o ftalato, que desregula o sistema endócrino, pois inibe a atividade do hormônio testosterona”, comenta a presidente da Comissão de Desreguladores Endócrinos e médica da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endrocrinologia e Metabologia, Dra. Tânia Bachega.
Segundo ela, existem estudos de associação que indicam que quanto maior a concentração de ftalato no leite materno maior também a frequência na população de má formação genital em meninos. “Ler os rótulos é uma necessidade hoje em dia e sempre que possível devemos evitar a exposição a esses agentes desreguladores do sistema endócrino”, alerta a médica.
Alimentos ácidos enlatados produzem maior hidrolize, e as latas amassadas são o caminho para contaminação ao ftalato, pois o verniz se rompe e contamina os alimentos.
“Até 2008, foram lançadas na água do mundo todo 13 toneladas de bisfenol. Impossível não estarmos contaminados, mas o que podemos fazer é tentar manter uma vida saudável, evitando esquentar alimentos nos potes plásticos”, alerta Dra. Tânia.
O bisfenol A (BPA) é uma substância presente no plástico policarbonato e resina epóxi e está associado a alterações no nosso sistema reprodutivo, risco maior de obesidade, entre outros problemas de saúde.

SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) - Twitter: @SBEMSP -Facebook: Sbem-São-Paulo - http://sbemsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados