Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

21 dicas para cuidar da saúde vocal

Fonoaudióloga do Seconci-SP explica os cuidados para não perder a voz e evitar a rouquidão

Perder a voz depende mais de comportamentos da pessoa no dia a dia do que, de fato, dos problemas de saúde. Mas cuidar das famosas cordas vocais, que na verdade se chamam pregas vocais, pode envolver atitudes simples e eficientes, como explica a fonoaudióloga do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Adriana Abrahão Ribeiro.


Dicas aos trabalhadores da construção civil


1 - Fale perto do interlocutor: o canteiro de obra tem um grande número de equipamentos barulhentos e a comunicação entre os trabalhadores muitas vezes ocorre por meio do grito, porém isso prejudica muito a voz. O correto é se aproximar da pessoa e falar numa altura normal.


2 – Proteja-se do pó e não respire pela boca: utilizar máscaras de proteção individual em ambientes onde haja muito pó e resíduos no ar é fundamental. Esses pequenos fragmentos prejudicam a qualidade da voz. Caso não tenha uma máscara por perto, o recomendável é amarrar um tecido umedecido ao redor do rosto.


Outras dicas para cuidar da voz


3 - Beba água: o ideal é beber oito copos por dia e evitar água gelada, já que ela contrai as pregas vocais prejudicando-as. Dê preferência por água fresca ou em temperatura ambiente. Para as pessoas que não gostam de beber água, o ideal é tomar suco natural de fruta diluído em água.


4 - Coma maçã: é verdade que ela ajuda a melhorar a voz. A maçã tem poder adstringente limpando a mucosa da boca e laringe, onde a voz é produzida. A fruta retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais diluída, favorecendo a emissão da voz. O ideal é comer uma maçã por dia. Outra opção é fazer gargarejo com o chá da maçã ou da fruta desidratada.

5 - Tome uma colher de mel: ajuda a lubrificar as pregas vocais e suaviza o encontro das pregas vocais.

6 - Evite bebida alcóolica: o álcool resseca a mucosa da laringe e provoca maior esforço para se conseguir falar. Isso pode acarretar rouquidão ou até mesmo a perda momentânea da voz.

7 - Não grite: o ataque vocal (grito intenso) gera um batimento extremamente forte entre as pregas vocais, causando vermelhidão da mucosa. Em casos mais intensos, formam-se nódulos vocais conhecidos popularmente como calos nas pregas vocais, que prejudicam significativamente a qualidade da voz.

8 - Evite torcer o pescoço ao falar: falar com a cabeça curvada para baixo, para cima e para os lados gera uma tensão muscular que pode comprometer a qualidade da voz.

9 – Não fume: fumar causa sérias lesões nas pregas vocais. Além de ser uma das principais causas de câncer de laringe, o cigarro resseca a garganta e destrói os cílios das pregas vocais, provando uma voz rouca muitas vezes considerada bonita e sensual, mas que na verdade sinaliza uma alteração importante. Consulte um otorrinolaringologista.

10 - Cuidado com o café: a bebida tem substâncias que desidratam as pregas vocais. O ideal é beber um copo de água após tomar uma xícara de café para hidratá-las e manter qualidade da voz ao longo do dia.

11 - Evite comidas gordurosas e leite quando houver necessidades de longas falas: a gordura impregna nas pregas vocais e atrapalha o desempenho da voz. Beba água para limpá-las.

12 – Substitua o suco em pó: substâncias químicas e corantes ressecam a laringe. Substitua por suco da fruta natural misturado sempre com água, para reforçar a hidratação da prega vocal.

13 – Evite gargarejo de vinagre e sal: isso resseca a mucosa. Gargareje com água morna e maçã picada para limpar a prega vocal.

14 – Respire pelo nariz: é inadequada a respiração pela boca. Ela deve ser feita pelo nariz, pois este filtra, aquece e umedece o ar em direção ao pulmão. No inverno, isto é importantíssimo para saúde.

15 – Temperatura do ar condicionado: a mudança de temperatura do frio para quente e vice e versa é prejudicial à voz. O ideal é usá-lo a 23 graus.

16 - Balas e pastilhas com menta: elas contam com uma propriedade anestésica, recurso utilizado por fumantes para mascarar a rouquidão e melhorar a voz. O uso não é proibido, mas deve ser comedido para não lesionar as pregas vocais.

17 - Articule a mandíbula ao falar: o movimento da boca nunca pode ser travado, ou seja, com pouca abertura da mandíbula. É importante movimentar os músculos faciais e fazer a abertura correta da boca para emitir sons com facilidade. Falar com a boca entreaberta tensiona a musculatura facial e as pregas vocais.

18 - Prótese dentária: fique atento às condições da prótese dentária; quando não está adequada ao encaixe na mandíbula, pode provocar dores musculares e prejudicar a articulação e a voz.

19 - Mastigue bem os alimentos: é recomendável comer alimentos que contribuam com a mastigação como grãos, sementes, amêndoas e legumes crus, estimulando a ATM (articulação temporo-mandibular). Mastigar dos dois lados da boca é necessário para a boa saúde bucal.

20 – Rouquidão persistente há mais de 10 dias: é sintoma de alguma alteração. Procure um otorrinolaringologista.

21 - Evite pigarrear: o costume de coçar a garganta pigarreando, numa tentativa de limpar as pregas vocais, machuca tanto quanto um grito forte. O movimento gerado é brusco e pode desencadear uma inflamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados