Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cuidados necessários com os elevadores em época de chuvas





No início do ano é comum que ocorram chuvas e tempestades em diversas cidades do país, ocasionadas principalmente pelas altas temperaturas do verão. O resultado disso são as oscilações de energia em edifícios. Esse fenômeno pode afetar diretamente os elevadores do condomínio e, por isso, os usuários devem colaborar para manter o equipamento em bom estado de conservação.
O elevador possui componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com a água, podem ser danificados. Como primeiras orientações para o usuário, indicamos que tomem cuidado ao entrar com capas ou guarda-chuvas molhados para não deixar cair água no elevador. Outra dica é não apertar a botoeira com a mão molhada.
Além dos usuários, neste período de chuvas fortes, os profissionais de condomínio também devem ter atenção redobrada e alguns cuidados para manter a conservação do equipamento.

Dicas para os usuários dos elevadores:
  • Não entre nos elevadores com capas ou guarda-chuvas encharcados. A água destes objetos deve ser escorrida antes de entrar na cabina.
  • Caso seu prédio esteja com oscilações de energia e não tenha um gerador no condomínio, evite utilizar os elevadores até que a energia se restabeleça.
  • No caso de pessoas presas no elevador por falta de energia, informe a portaria por meio do intercomunicador ou botão de alarme e aguarde o resgate seguro. Ele deve ser feito pelo técnico de manutenção, pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua.
  • Para a sua segurança, não tente sair do elevador sem a presença destes profissionais.

Dicas para os profissionais de condomínios:
  • Oriente os usuários para que não utilizem os elevadores com capas ou guarda-chuvas encharcados.
  • Em caso de oscilações de energia, quando possível, é recomendado desligar a chave geral do condomínio para evitar danos nos componentes eletrônicos.
  • Caso haja possibilidade de inundação, os elevadores devem ser paralisados em andares altos, isto evitará que a água possa os atingir.
  • Verifique se as janelas da casa de máquinas estão devidamente fechadas e se não há nenhum vidro quebrado. A água das chuvas pode danificar componentes.
  • Certifique-se de que não há nenhuma infiltração que possa colocar os equipamentos em risco.
  • Caso o equipamento seja afetado, chame imediatamente o técnico de manutenção dos elevadores responsável pelo equipamento.


Fonte: Elevadores Atlas Schindler S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados