Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desinformação e pressa são os vilões da higiene bucal, alerta o Seconci-SP





Uma das consequências é o alto índice de gengivite, diz gerente de Odontologia da entidade

Cerca de 35 milhões de brasileiros nunca visitaram o dentista, de acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pelo Ministério da Saúde em 2010. “Esse dado é preocupante se pensarmos que 18% da população brasileira nunca recebeu orientações básicas sobre higiene bucal de um profissional”, alerta o gerente de Odontologia do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Jefferson Podestá Brandão.
Uma das principais doenças periodontais, e a mais importante, é a gengivite, uma vez que ela representa o estágio inicial de diversos outros problemas bucais. Trata-se de uma inflamação da gengiva causada pela placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. E se a doença não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes. “A boa notícia é que é possível reverter a inflamação com escovação e uso de fio dental diários. E, sobretudo, sem ter pressa, pois o ideal é gastar entre três e cinco minutos para escovar os dentes”, explica o gerente do Seconci-SP.
A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la. “90% dos pacientes que passam pela triagem do setor de Odontologia do Seconci-SP são encaminhados para a Periodontia. Alguns necessitam apenas de orientação e outros apresentam focos de inflamação que precisam ser removidos. Mas essa porcentagem é uma evidência da falta de hábito com os cuidados com a saúde bucal”, conta o Dr. Jefferson.

Sintomas da gengivite:

ü  Gengiva vermelha, inchada e sensível, que pode sangrar durante a escovação.
ü  Recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
ü  Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Recomenda-se trocar a escova de dentes de três em três meses, observando-se sempre as condições das cerdas. “O ideal é escolher uma escova de cabeça angular, pequena ou média (dependendo do tamanho da boca), com cerdas arredondadas e, de preferência, de um fabricante de qualidade”, sugere o cirurgião dentista.

Cartilha “Sorria”
Uma das medidas adotadas pelo Seconci-SP é a distribuição da cartilha “Sorria” para todos os trabalhadores da construção civis e familiares que passam pelos consultórios das 13 unidades da entidade espalhadas pelo estado, e também em eventos e ações promovidas em canteiros de obras. O material traz dicas sobre a importância da saúde bucal, informações sobre escovação, autoexame para detecção do câncer de boca, herpes, mau hálito e aftas. A cartilha pode ser conferida no link: http://bit.ly/1QtHjzl

Seconci-SP (11 3664-5844 / relacoesempresariais@seconci-sp.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados