Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Sete erros mais comuns de quem usa a internet e que podem colocar suas informações em risco

Cada vez mais estamos conectados e compartilhando dados online, seja nas redes sociais, chats, sites ou por e-mail. Pensando nisso, a ESET listou sete erros mais comuns em segurança da informação cometidos pelos internautas durante a navegação na internet. 

1) Clicar em ofertas tentadoras na internet

Cuidado com aquela promoção com um preço super especial. Ela, na verdade, pode ser só um chamariz usado pelos cibercriminosos para atrair potenciais vitimas. Uma das características mais óbvias desse tipo de golpe refere-se ao uso marcas famosas para atrair a atenção dos consumidores e o senso de urgência, como por exemplo, "você tem apenas até o fim do dia para participar dessa incrível oferta”. Para evitar cair em golpes como esse, a dica é conferir a autenticidade dos cupons e vouchers de desconto no site oficial da loja em que deseja realizar a compra. 


2) Responder pesquisas pelo Whats App para ganhar um vale de R$ 500,00

Golpes no WhatsApp que utilizam marcas famosas têm se tornado cada vez mais frequentes. A partir de engenharia social, os cibercrimonosos conseguem dissuadir as pessoas e conquistar sua confiança para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações e ainda usar a vítima na disseminação de um golpe.


 3) Aceitar estranhos em redes sociais

Todos os dias, milhões de pessoas postam informações e imagens no Twitter, Facebook, Pinterest e outras redes sociais. Mas nem tudo tudo o que é postado é real. Na realidade, algumas contas são falsas e há milhares de Bots - aplicativos que usam o computador do usuário para aplicar golpes. Neste caso, a recomendação é verificar todos os links que você clicou e sites em que realizou sua compras e cuidado com ofertas que parecem boas demais e quw usam links encurtados. 


4) Realizar check-in em todos os lugares que você vai

Os usuários das redes sociais muitas vezes usam a geolocalização para mostrar onde estão, mas para seu próprio bem, desative esse recurso. Além disso, exclua o histórico de localização armazenado em seu perfil, pois o mesmo pode ser usado para a prática de crimes.


5) Enviar informações do cartão de crédito ou documentos por chats

Mesmo que esteja em um ambiente seguro, qualquer informação online deixa rastros e pode ser interceptada. Caso precise enviar essa informação, opte por decodificá-las. Além disso, embora possa parecer óbvio, nunca poste qualquer informação publicamente. 



6) Reutilizar senhas ou usar senhas muito fáceis

 Para manter seus dados seguros, crie senhas fortes de acesso e as mude com frequência. Além disso, muitos serviços online trazem um recurso de autenticação de dois fatores que acrescentam uma etapa adicional de segurança para o processo de login da conta. 

7) Clicar em links de e-mails falsos

Os ataques conhecidos como phishing estão sempre tentando atrair vítimas inocentes. Sua atuação é por meio de e-mails ou mensagens instantâneas contendo links suspeitos. Ao clicar, o usuário é redirecionado para um website malicioso, onde os cibercrimonosos roubam dados de cartão de crédito ou então infectam o dispositivo do usuário com um malware. Esse tipo de golpe também é aplicado por meio de links do Twitter e Facebook.


Portanto, para evitar cair nesse tipo de fraude é importante prestar atenção aos e-mails e mensagens enviadas por desconhecidos, observar se existe algum conteúdo estranho ou inconsistente, bem como usar buscadores conhecidos. 



ESET - www.eset.com.br - blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/ - https://www.facebook.com/EsetBrasil -e https://twitter.com/eset_brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados